Como fazer uma gestão de entregas eficiente?

Como fazer uma gestão de entregas eficiente?

Uma gestão de entregas eficiente é o primeiro passo para sua transportadora se tornar bem-sucedida. Esse sistema de logística, tem por objetivo garantir que as mercadorias passem por todas as etapas adequadamente.

Grandes centros de distribuição e envio de produtos precisam ser organizados, para executarem processos com o melhor custo-benefício e eficiência.

Atualmente, é possível realizar o monitoramento de todas as fases que envolvem a mercadoria, desde seu recebimento, transporte e a entrega final.

Com um sistema de gestão moderno, além de realizar esse controle, também conta com os benefícios da tecnologia para sua empresa.

Assim, se você procura saber como fazer uma gestão de entrega com eficiência e qualidade, continue com a Vuupt e confira os componentes essenciais deste planejamento.

O que é gestão de entrega?

Antes de conhecer os principais pontos de uma gestão de entrega eficiente, entenda o que significa esse sistema.

Basicamente, sua função é garantir a coleta e o envio das mercadorias recebidas pela transportadora.

Apesar de parecer simples, esse processo demanda um planejamento detalhado, para cumprir todas as etapas satisfatoriamente, e fortalecer a produtividade da empresa.

Desde o momento da chegada do produto na central de distribuição, uma série de atividades se tornam necessárias para transportar e entregar essa mercadoria ao cliente.

Além de se preocupar com a correta triagem e transferência, é preciso estabelecer a roteirização, se atentar para possíveis desvios, estar preparado para traçar rotas alternativas e ter acesso a todos os dados relevantes para a operação.

Afinal, sabemos o quão difícil é monitorar todos esses detalhes sem uma plataforma integrada, e uma organização dos esquemas da transportadora.

Nesse momento, a gestão de entrega surge como uma solução prática e inovadora para abranger todos os pontos que influenciam no cumprimento do serviço.

Por que fazer o planejamento antecipado da distribuição?

Antes de dar início ao percurso, é preciso fazer seu planejamento antecipado. Desde a chegada da mercadoria, a transportadora precisa realizar a gestão da entrega, para estabelecer cada uma das etapas principais.

Para que construa um processo eficiente, alguns detalhes devem ser definidos com antecedência, por exemplo: características da carga a ser transportada, tipo de veículo, prazo de entrega, dentre outros.

Todas essas perguntas fazem parte de um roteiro de acompanhamento da entrega que torna o serviço eficiente. Dessa forma, a transportadora estará pronta para lidar com quaisquer imprevistos e propor soluções que otimizam o tempo da operação.

Reúna todos os dados relevantes

A logística de distribuição das mercadorias deve começar a ser analisada a partir da coleta, para que, assim, a programação da entrega também seja devidamente otimizada.

Apesar de ser realmente importante obter resultados concretos, o lado analítico do controle de distribuição também é essencial para desenvolver um sistema assertivo. Por isso, é preciso reunir todos os dados importantes para começar a organizar suas entregas. 

Não se trata apenas das informações que acompanham o produto e a remessa, ou mesmo as referências que são passadas para os clientes, mas de toda a estrutura lógica do processo.

Por exemplo, prazos, rotas estabelecidas, informações para acompanhamento da mercadoria, características da carga, disponibilidade de veículos. Posteriormente, a localidade da entrega do produto, paradas para descarregamento ou abastecimento, jornada do motorista e até mesmo se precisa documentar a entrega. 

Uma vez que todos os dados relevantes são reunidos, o planejamento se torna mais completo, com um monitoramento preciso. Essa análise das informações é fundamental para uma gestão de entrega operativa.

Crie a roteirização das entregas

É fato, um sistema de roteirização é essencial para uma gestão de entregas eficiente. Como mencionamos, o sistema de rotas para a distribuição faz parte do planejamento e agrupamento de dados relevantes para a operação.

Isso consiste, em um primeiro plano, analisar as variáveis para criar o planejamento da rota como: as janelas de tempo, se os veículos vão para bases diferentes da operação, prioridades na entrega, horários de pausa, tudo visando um melhor custo-benefício e otimização do tempo.

Posteriormente, a roteirização permitirá que a transportadora tenha o controle total do procedimento, possa fazer o acompanhamento em tempo real e saber, exatamente, onde as mercadorias estão.

Essas informações não são importantes apenas para repassar aos clientes, mas para garantir o sucesso da gestão. Com isso, a empresa poderá gerar relatórios com dados sólidos, visualizar erros e, enfim, tornar melhorias possíveis.

Por que é importante ter uma gestão de entregas?

Apesar do controle da entrega se concentrar no acompanhamento do produto pela roteirização estabelecida, sabemos que uma gestão vai além desse escopo. Se formos analisar o procedimento, a conclusão da entrega é um serviço obrigatório de um negócio. Afinal, essa é a finalidade de uma transportadora.

O que vai diferenciar é ter uma gestão eficiente sobre esse processo, porque com ela que vai ser possível analisar alguns aspectos da operação como:

  • Número de entregas agendadas x concluídas;
  • Quantidade de pedidos devolvidos;
  • Atrasos nas entregas;
  • Média de descarregamento por tipo de carga;
  • Gastos com combustível e manutenção da frota;
  • Índice de satisfação dos clientes ou fornecedores.

Com esses dados em mãos se torna viável administrar o seu processo logístico, podendo identificar de forma ágil possíveis falhas e otimizar os resultado. 

Com isso, se alcança, também, uma melhor credibilidade. Não somente pelos processos estruturados e entrega organizada, mas, especialmente, pela satisfação dos clientes.

Vale a pena ter uma gestão de entregas em funcionamento?

Em suma, adotar uma gestão de entrega eficiente demanda analisar uma quantidade significativa de dados e procedimentos detalhados. Organizar as informações para ter uma visão satisfatória do panorama de distribuição.

Atualmente, existem sistemas tecnológicos desenvolvidos para isso. Plataformas integradas que ajudam no monitoramento, roteirização e, principalmente, no controle das entregas.

Desse modo, sua transportadora se destacará pelos resultados aprimorados, e gestão de entrega devidamente estruturada.

Conheça todas as soluções que nós, da Vuupt, oferecemos, e teste grátis por 7 dias!



Comece agora mesmo a gerenciar melhor suas entregas, coletas ou serviços em campo.