Uma gestão de entregas eficiente é o primeiro passo para uma empresa se tornar bem-sucedida. Esse sistema de logística, tem por objetivo garantir que as mercadorias passem por todas as etapas da entrega adequadamente.

Seja em grandes centros de distribuição ou um delivery de alimentos, o envio dos produtos precisa ser bem organizado, para que a operação seja executada com o melhor custo-benefício e eficiência. 

Atualmente, é possível realizar o monitoramento de todas as fases que envolvem a mercadoria, desde sua separação, transporte e a entrega final para o cliente.

Com um software de gestão de entregas, além de realizar esse controle, também conta com os benefícios da tecnologia para sua empresa.

Portanto, se você procura saber como fazer uma gestão de entrega com eficiência e qualidade, continue com a Vuupt e confira os componentes essenciais deste planejamento.

O que é a gestão de entregas?

Antes de conhecer os principais pontos de uma gestão de entrega eficiente, entenda o que significa esse processo. 

Basicamente, a função da gestão de entregas é monitorar a carga em tempo real, desde que o caminhão saiu do centro de distribuição até o cliente receber o produto na sua casa. 

Além disso, a operação de entregas envolve diversos processos, como distribuir de forma otimizada a carga, planejar rotas eficientes, notificar o cliente sobre o status do pedido, entre outros. Em resumo, tudo isto tem como objetivo reduzir os custos e aumentar a produtividade. 

Desde o momento da chegada do produto na central de distribuição, uma série de atividades se tornam necessárias para transportar e entregar a mercadoria para o cliente.

Além de realizar a correta triagem e transferência, é preciso estabelecer a roteirização, monitorar o andamento das entregas e ainda estar preparado para contornar imprevistos. 

Afinal, realizar todas essas tarefas manualmente é complexo e nem sempre é exequível devido ao fluxo de trabalho. Por isso, adotar um software de gestão de entregas é uma opção viável.  

Com uma visão completa da operação é mais fácil contornar e evitar imprevistos, tomar decisões com mais agilidade e garantir a segurança da carga. Assim, a gestão de entrega surge como uma solução prática e inovadora para abranger todos os pontos que influenciam no cumprimento do serviço.

Por que é importante ter uma gestão de entregas?

Apesar do controle de entrega se concentrar no acompanhamento do produto pela roteirização estabelecida, mas a gestão vai além desse escopo. Se for analisar o procedimento, a conclusão da entrega é um serviço obrigatório de um negócio. 

Além disso, o que vai diferenciar é ter uma gestão eficiente sobre esse processo, porque assim será possível analisar alguns aspectos da operação como:

Com esses dados em mãos, se torna viável administrar o processo logístico, podendo identificar de forma ágil possíveis falhas e otimizar os resultados. 

Com isso, se alcança, também, uma melhor credibilidade. Não somente pelos processos estruturados e entrega organizada, mas, especialmente, pela satisfação dos clientes.

7 vantagens em adotar um sistema de gestão de entregas

O gerenciamento efetivo da logística é um fator básico no sucesso das operações de qualquer empresa, e tem um impacto direto em seus resultados. À medida que o volume de pedidos cresce e o transporte se torna mais complicado, a necessidade de aperfeiçoar os processos envolvidos cresce. 

Os gestores desse segmento estão tentando constantemente equilibrar entre o controle de custos e a eficiência das entregas aos clientes, e ainda precisam controlar a carga de trabalho dos colaboradores e acompanhar métricas e indicadores de desempenho.

Em outras palavras, a tecnologia é uma grande aliada nesse processo – através de um sistema de gestão de entregas, as empresas conseguem simplificar a sua operação. Entenda os benefícios de adotar um software. 

1 – Acompanhe as entregas em tempo real

Com um sistema de entregas em tempo real, a empresa consegue ter um controle maior e transparência de todas as etapas de entrega da mercadoria. Isso possibilita que o processo seja fiscalizado, identificando discrepâncias e evitando ocorrências indesejadas na operação.

Por exemplo, imagine que um motorista está atrasado nas suas entregas do dia e não seguiu a rota planejada. Essa é uma ocorrência que poderá ser visualizada imediatamente pela empresa, permitindo que tome providências com mais agilidade para corrigir o problema. 

Outra vantagem é que o cliente pode acompanhar cada etapa do trajeto do seu pedido. Uma plataforma de gestão de entregas consegue notificar o consumidor sobre o status do produto. 

Isso mostra a transparência do processo, aumentando a confiabilidade do cliente. O que pode tornar uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. 

2 – Planejamento de rotas eficiente 

Uma plataforma de gestão de entregas permite criar rotas de entrega e coletas otimizadas, considerando uma série de parâmetros para o melhor desempenho da operação.

Assim, o motorista não precisa se preocupar em encontrar o melhor caminho para chegar até os endereços. Ele já terá todo o trabalho planejado, como as previsões de chegada e caminhos traçados antes de começar as entregas, como também fará a rota mais eficiente possível.

A roteirização consegue otimizar desde o carregamento dos veículos, levando em conta limitações de peso e cubagem, o horário de trabalho dos motoristas, o tempo de descarregamento, prazo de entrega, entre outros. Isso não facilita apenas a vida do motorista, mas de toda operação de entrega e coleta. 

3 – Operação mais ágil 

É muito comum na logística atrasos para liberar os veículos no momento de embarque e descarga. Porém, com a gestão de entregas em tempo real, o contato entre a central e o motorista é mais rápido e transparente.

Assim é possível ter noção exata do andamento do trabalho e o cumprimento do cronograma das entregas e coletas. Uma plataforma consegue, ainda, parametrizar o tempo de parada na hora de planejar a rota, isso é benéfico porque reduz os atrasos e cria uma rota possível de executar. 

A Vuupt, por exemplo, possui um aplicativo exclusivo para o uso do motorista. Assim, ele recebe todo o planejamento do seu trabalho, consegue incluir pausas, comunicar através de um chat exclusivo e muitas outras funcionalidades! 

4 – Mais segurança nas entregas

Com a carga sendo monitorada em tempo real, você consegue saber a localização exata do veículo e se comunicar imediatamente com o motorista. Além disso, é muito importante caso aconteça um imprevisto na estrada e coloque o condutor e a carga em perigo.

Se a rota do veículo em tempo real é conhecida, caso perceba um padrão anormal, terá condições de detectar rapidamente o que está acontecendo. Pode ser um indício de que o caminho foi roubado, por exemplo.

5 – Redução de custos

Um sistema disponibiliza muitas informações e dados da operação por meio de dashboards. Portanto, isso contribui para a análise de dados, ajudando a identificar possíveis desperdícios de recursos como de combustível ou até mesmo de atrasos na entrega.

Por exemplo, em casos de devolução de produto ou reclamações de cliente, esses dados permitem entender qual etapa do processo deu errado, se é possível corrigir e até mesmo validar as reclamações. 

Ocorrências de furtos e roubos de carga geram prejuízos onerosos para a empresa. Portanto, com um bom sistema para controle de entregas, as transportadoras conseguem minimizar perdas ao traçar automaticamente rotas mais seguras e monitorar o percurso de cada carga.

Eventuais cancelamentos de compras também geram custos elevados, sendo que normalmente decorrem do atraso excessivo ou da falta de informações repassadas aos clientes. Por outro lado, com a possibilidade do rastreio da entrega, o cliente se manterá informado e mais confiante com a compra.

O retorno de investir em um software de gestão de entregas e coletas garantem um retorno amplo, pois trazem mais segurança, agilidade, economia, satisfação do cliente, dentre outros benefícios.  

6 – Índice de satisfação dos clientes

Uma plataforma de entregas torna as entregas mais rápidas, seguras e há uma maior transparência dos processos com os clientes, que monitoram o seu pedido junto com a empresa.

Uma operação mais eficiente e bem gerida consegue reduzir os gastos, pois a empresa consegue fazer preços mais acessíveis da sua taxa de entrega, ou ainda, investir em projetos que aprimorem o serviço melhorando a experiência do cliente.

Desta forma, melhoram os índices de satisfação do cliente e as chances de fidelização com a marca. 

7 – Tomada de decisão mais assertiva

Com um acompanhamento mais preciso, a empresa conseguirá identificar com mais facilidade os seus pontos fortes e fracos, e ainda o que pode ser otimizado. Alguns dos benefícios trago por um sistema de entregas:

Em conclusão, isso permite que os gestores tomem decisões mais assertivas e baseadas em dados concretos. Ainda pode viabilizar melhorias e até a possibilidade de investimentos na operação. 

A importância do controle das KPIs na logística

“Que não se mede, não gerencia” essa frase é muito comum no mundo corporativo. Como mencionado anteriormente, acompanhar os dados da operação fornece informações valiosas para a tomada de decisões. 

As KPIs nada mais é do que uma ferramenta de gestão, conhecido como indicadores-chave de desempenho (do inglês Key Performance Indicators). Em resumo, são valores mensuráveis que demonstram se uma empresa ou setor está alcançando os seus objetivos. 

Organizações e gestores usam os KPIs logísticos para avaliar em vários níveis o sucesso no cumprimento das metas do negócio. Com um sistema de gestão de entregas, o monitoramento fica mais simples e os dados são confiáveis, pois os índices de erro são quase irrisórios do que se fosse realizado manualmente. 

Veja alguns benefícios ao acompanhar indicadores de desempenho de uma operação logística. 

Aprenda como escolher suas KPIs e como montar um dashboard efetivo para o seu negócio! 

Conclusão

Em resumo, adotar uma gestão de entrega eficiente demanda analisar uma quantidade significativa de dados e procedimentos detalhados. É preciso organizar as informações para ter uma visão satisfatória do panorama de distribuição.

Atualmente, existem sistemas tecnológicos desenvolvidos para isso. Plataformas integradas que ajudam no monitoramento, roteirização e, principalmente, no controle das entregas.

Desse modo, sua empresa se destaca pelos resultados aprimorados, e a gestão de entrega devidamente estruturada.

Conheça as soluções da Vuupt para sua gestão de entregas!