Como funciona e para que serve um planejador de rotas?

planejador de rotas o que é

Como funciona e para que serve um planejador de rotas?

Quem trabalha com gestão de entregas e coletas, sabe o quanto um planejador de rotas pode descomplicar a rotina. 

Você já deve ter se pegado em diversas situações em que possui um grande número de entregas, mas poucos veículos disponíveis e um prazo limite. 

Como fazer todas entregas com a frota reduzida e ainda dentro do prazo acordado com o cliente?

Por mais que os motoristas conheçam trajetos alternativos, os imprevistos sempre acontecem. E se o trânsito ficou engarrafado no meio do dia, como ele vai conseguir recalcular o seu percurso e ainda cumprir todas as suas tarefas?

É complicado fazer isso manualmente ou apenas com apoio de um GPS. Além de não ser uma obrigação do seu motorista. 

Um planejador de rotas vai indicar os melhores caminhos a serem percorridos, distribuir de forma inteligente suas cargas nos veículos, calcular prazo de entrega determinado pelo cliente e muitas outras funcionalidades. 

Neste post, vamos te explicar como funciona um planejador de rotas e quais os benefícios em utilizá-lo. 

Vamos lá?

O que é um planejador de rotas?

Antes de entender o que é um planejador de rotas, você precisa saber que ele também é chamado de roteirizador. 

Um roteirizador vai fazer o planejamento das rotas que sua frota vai realizar, para fazer o deslocamento de forma mais eficiente, reduzindo o tempo, a distância e os custos operacionais.

E como é feito isso?

O roteirizador é um software composto por um algoritmo que executa inúmeros cálculos matemáticos, para determinar o melhor planejamento,  levando em consideração as necessidades de cada negócio e das cargas transportadas como: 

  • Tempo de deslocamento;
  • Jornada de trabalho dos motoristas;
  • Prazo de entrega; 
  • Horário de atendimento dos clientes;
  • Capacidade dos veículos;
  • Tipo de carga;
  • E outras variáveis. 

Como pode perceber, um roteirizador vai ajudar a organizar as entregas e coletas de forma mais simples. 

Por exemplo, um veículo que tem várias viagens para ser feita e um prazo determinado de entrega, com a roteirização o gestor consegue criar uma rota ideal para cada motorista. 

O planejador de rotas consegue ainda programar demandas específicas de rotas, como zonas proibidas para caminhões ou horários específicos de tráfego. 

Quais os benefícios de um roteirizador?

Um planejador de rotas tem como finalidade deixar os processos de entregas e coletas mais ágeis, práticos, eficientes e econômicos. 

Um software é fundamental para a operação da sua empresa, com ele vai ser possível otimizar a frota e evitar atrasos nas entregas, por exemplo. 

Veja algumas vantagens ao utilizar um planejador de rotas! 

Aumente a capacidade da entrega 

Quando não se utiliza um planejador de rotas, você pode até dizer que conhece um caminho mais rápido, mas você aproveita a capacidade da sua frota corretamente? 

O que queremos chamar a sua atenção é para o seguinte: a capacidade do veículo x a carga a ser transportada, cada um possui as suas peculiaridades. 

Um exemplo, se tem um produto perecível, o mesmo não pode fazer uma rota de 4 horas em um carro comum, ele precisa de um caminhão frigorífico. Um roteirizador vai te ajudar nessa situação! 

A sua logística vai ser elaborada com as limitações da capacidade dos veículos (dimensões, peso ou cubagem) e ainda com habilidades específicas. Assim, você pode aumentar o número de entregas, diminuir a quantidade de veículos na frota e reduzir o tempo da rota, sem alteração nos custos.

Maior economia de tempo 

Com um roteirizador é viável organizar melhor o tempo e não irá perder horas no trânsito, enfrentando diversos engarrafamentos e ainda atrasando as entregas. 

O planejador de rotas ajuda na otimização do tempo, evitando atrasos ou até ociosidade dos motoristas, melhorando o aproveitamento do serviço.  

Com um software, os gestores ficam informados em tempo real sobre os trajetos, trânsitos e mudanças imprevistas de rota.  A Vuupt, por exemplo, possui um aplicativo exclusivo para que os motoristas acompanhem as rotas determinadas, insiram pausas de trabalho e ainda se comuniquem com o seu gestor. 

Maior controle da sua operação 

Saber quais são as entregas do dia pode ser até mais fácil, agora planejar diversas rotas ao mesmo tempo, se torna uma tarefa quase impossível sem um software. 

Imagine que em um dia com muito fluxo de entregas, um cliente liga querendo saber a hora aproximada que irá receber a mercadoria. 

Você consegue responder essa pergunta de forma rápida? 

Sem uma organização das suas entregas e coletas, fica bem difícil reportar esses questionamentos. Com um planejador de rotas é possível acompanhar o status de cada entrega, desde o momento que o motorista sai até retorno dele, além de conseguir parametrizar até o tempo de parada para um descarregamento.

Diminua as taxas de falha na entrega 

Devolução de pedido ou endereço inexistente, quase certo que isso já aconteceu com alguém que trabalha com entregas ou coletas. Com a roteirização, esses equívocos podem ser minimizados, diminuindo erros na operação. 

Pode parecer insignificante no primeiro momento, mas pensando em todo um processo, pequenos detalhes como: planejar rotas eficientes, acompanhar os trajetos a serem realizados no mapa, corrigir possíveis erros de cadastro e endereços, irão otimizar sua operação. 

Com essas melhorias suas taxas de falha ou reentrega serão reduzidas. E, consequentemente, contribuirão para a satisfação dos seus clientes e fornecedores. 

Afinal, tudo isso se transforma em diferenciais competitivos para sua empresa! 

Melhore o índice de satisfação dos clientes

Com um roteirizador, você terá uma transparência maior do seu processo de entregas para os clientes. Isso porque, um software permite que os clientes sejam notificados em caso de atrasos e recebam avisos sobre o status da entrega.

Entregas atrasadas resultam em alto grau de insatisfação dos clientes. E os números não mentem, uma pesquisa realizada pela Forrester & IBM, aponta que 7 em 10 consumidores provavelmente não farão outra compra com uma marca que proporciona uma experiência de entrega ruim.

O planejador de rotas vai ajudar a melhorar a satisfação e fidelizar os clientes. 

Reduza o seu custo logístico 

Não importa qual é o seu segmento de negócio ou tamanho da empresa, se possui dezenas de caminhões ou apenas algumas motos, um software de planejamento de rotas é essencial para manter as entregas eficientes. 

A roteirização permite uma personalização na criação da rota, e quais são os benefícios disso? 

Com rotas mais organizadas é possível diminuir o custo de combustível, garantindo que a frota percorra o menor trajeto. Outro ponto, é que a roteirização possibilita uma organização maior da mão de obra, se adequando a jornada de trabalho dos motoristas e diminuindo os custos com horas extras. 

Um gasto muito alto é com a manutenção da frota, se um veículo já demanda revisão normalmente, imagina ele rodando mais que o necessário. Com um plano de rotas, o carro vai ser aproveitado de uma melhor forma, seja percorrendo uma quilometragem menor ou até transportando apenas a sua capacidade real, reduzindo os desgastes e, consequentemente, a sua manutenção.

Posso planejar rotas com Waze ou Google Maps?

Um bom roteirizador leva em consideração diversos fatores para resolver o problema e chegar ao resultado esperado. 

Sabemos que os aplicativos citados são apenas algumas das opções de navegação via GPS. Eles resolvem rotas simples entre um ponto e outro, pois são focados na navegação e não na otimização da rota até um ponto final. 

Em resumo, nenhum deles realiza uma roteirização levando em consideração as características dos seus clientes ou das suas entregas.

Vamos a mais uma reflexão…E se o trajeto que sua empresa precisa fazer não for apenas de um ponto ao outro, mas exigir certas complexidades?

É neste momento que o planejador de rotas entra em ação! E mostra o porquê, ele não deve ser substituído por uma simples GPS. 

Um roteirizador é desenvolvido para resolver um tipo de problema na área da otimização combinatória conhecido como VRP, do inglês Vehicle Routing Problem, traduzindo o termo “Problema de Roteamento de Veículos” , onde o objetivo final de tais cálculos é obter uma rota otimizada. 

Assim, um roteirizador planeja o melhor percurso de deslocamento, traçando o caminho mais eficiente para realização de todas as tarefas dentro dos prazos estipulados, buscando sempre economia, por meio da redução de custos e aproveitamento de recursos.

Planejador de rotas grátis funciona?

Se fizer uma pesquisa rápida na internet, vai encontrar algumas ofertas de planejador rotas gratuitos. Mas, você já sabe: não existe nada de graça, que não tenha um custo.

Na verdade, vai acabar encontrando versões de testes grátis que na maioria das vezes, entregam soluções bastante limitadas. 

De graça, mas nem tanto…

A maioria dessas ofertas de roteirizador grátis começa liberando pouquíssimos recursos. As ferramentas limitam diversas funcionalidades, por exemplo, como o número de usuários ou veículos para o planejamento. O que nem sempre é interessante para a maior parte das empresas que buscam a solução. 

Outro ponto importante, cuidado com a procedência da roteirização grátis. Nem sempre há garantias da segurança da informação ou suporte adequado. 

Imagina subir dados de clientes na plataforma ou baixar arquivos que contenham alguma vulnerabilidade e colocar o seu negócio em risco. Ou ainda, não poder contar com o fornecedor e por algum erro na plataforma perder todo o seu planejamento das rotas. 

Por isso, tenha muito cuidado ao optar por usar sempre um roteirizador gratuito.

Por que escolher o planejador de rotas da Vuupt?

A Vuupt realiza a gestão de entregas, coletas e prestação de serviços focada na roteirização e rastreio da última milha. 

Com a nossa plataforma é possível planejar rotas, executar e analisar todo o processo de entregas, coletas ou prestação de serviços em tempo real. E o melhor, com alto nível de tecnologia, praticidade e baixo custo. 

Um dos maiores benefícios de automatizar a sua roteirização é a garantia de dados atualizados e confiáveis, que fornecem informações importantes para a tomada de decisão estratégica. Desta maneira, todos beneficiam com o processo – quem programa as rotas, motoristas e os gestores – toda equipe ganha em produtividade e o retorno sobre o investimento é muito maior.

Com o nosso software a sua disposição, fica mais fácil criar suas rotas de entregas e coletas, acompanhe todo sua operação e garanta a satisfação dos seus fornecedores e clientes. Além de criar parâmetros que adequam a sua estratégia de negócio, você pode fazer a gestão de tudo, com indicadores e um dashboard completo.

Quer saber mais? Clique aqui e fale agora com um dos nossos especialistas. 



Comece agora mesmo a gerenciar melhor suas entregas, coletas ou serviços em campo.