A inteligência artificial na logística garante níveis maiores de desempenho, desde o início da cadeia até na entrega aos clientes.
Como a Inteligência Artificial é aplicada na logística?
Publicado em
29 de março de 2023
Compartilhar
A Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia do momento, todo mundo fala dela desde que foram divulgadas as façanhas do ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI. A ferramenta se comporta como um mecanismo de buscas. Especializada em diálogo, a tecnologia é capaz de receber perguntas dos usuários e respondê-las. Além disso, o chatbot gera rascunhos de e-mail, sugestões de códigos, poemas e textos acadêmicos, por exemplo.
Diante dessa novidade, vários segmentos de mercado reagiram mostrando o impacto que a IA pode ter nos seus processos. Mais do que isso, como essa tecnologia pode ser aproveitada em cada segmento. Neste texto, vamos falar como a inteligência artificial vem sendo trabalhada no setor de logística.
O papel da inteligência artificial na logística
A Inteligência Artificial é uma ferramenta desenvolvida para imitar a capacidade humana de raciocinar, que não é apenas uma realidade nas linhas de produção industrial, mas também nas operações logísticas.
E quando aliada a outros sistemas e conceitos, como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Machine Learning e Computação na Nuvem, oferece inúmeras possibilidades de aperfeiçoamento de técnicas e execução de tarefas. Para exemplificar, vamos associar o uso da inteligência artificial com a IoT.
A IoT diz respeito à capacidade dos mais diversos tipos de dispositivos se conectarem à internet. Basicamente, ela permite que todas ferramentas, equipamentos e tecnologias presentes na cadeia operacional fiquem conectados em uma mesma rede. Com isso, eles enviam e recebem dados a todo momento.
Assim, em conjunto com a inteligência artificial, que potencializa a depuração dos dados captados pelos dispositivos IoT, é possível fazer um uso mais eficiente e rentável dessas informações pelas empresas. Essas tecnologias conseguem otimizar a performance, tornando os processos mais proativos e automatizados.
A IA na logística garante níveis muito maiores de desempenho, desde os recebimentos no início da cadeia, até a gestão dos processos de armazenagem, transportes e entregas aos clientes finais.
Muito além da automatização, os milhares de dados históricos de desempenho são capazes de aprender e identificar padrões. Assim, eles viabilizam análises preditivas, para solucionar gargalos e potencializar oportunidades durante os processos da cadeia logística.
Conheça os benefícios da aplicação da Inteligência Artificial nos processos logísticos
A inteligência artificial aplicada à logística propicia diversas melhorias, uma vez que os algoritmos examinam dados maiores e mais complexos, gerando resultados com agilidade e precisão. Contudo, suas possibilidades vão além. Conheça as principais vantagens de investir nesse tipo de solução.
Tomada de decisão mais assertiva
O setor logístico lida diariamente com um volume grande de informações. Qualquer erro na sua captação e interpretação pode gerar problemas, que por sua vez impactam nos custos das operações e na satisfação dos clientes.
Com a IA e a internet das coisas, esses dados são tratados automaticamente. Essas ferramentas servem justamente para traçar as melhores decisões, minimizando as chances de erros.
Redução de gastos logísticos
Com uma tomada de decisões mais assertiva, as operações são muito beneficiadas em termos de eficiência e otimização de recursos. Como resultado, há uma significativa redução dos custos logísticos.
As melhores soluções em logística garantem essa vantagem financeira por meio de diversas frentes, como no planejamento de rotas, programação de manutenções de veículos, alocação inteligente de itens no armazém, entre outros.
Um exemplo é a plataforma da Vuupt que colabora com toda a gestão de entregas/coletas focada na última milha, trazendo mais eficiência e gerando economia para a operação.
Leia mais: Coxinha da Hora: como a empresa reduziu o número de entregadores usando Vuupt
Aumento da produtividade e redução de falhas
Como a IA otimiza a tomada de decisão e proporciona a redução de gastos, as operações também acabam se tornando mais eficientes e produtivas.
Ao captar, interpretar e apresentar conclusões para os dados operacionais, a IA orienta o que precisa ser adaptado nos processos. Isso torna os esforços logísticos mais precisos, viáveis e padronizados.
Por outro lado, a IA também torna os fluxos de trabalho totalmente visíveis. Com isso, ela evidencia gargalos e chances de falhas, garantindo correções mais imediatas ou preditivas pelos gestores.
Armazéns mais ágeis
Os sistemas automatizados e os equipamentos conectados à IoT já são uma realidade nos armazéns. Aliados à inteligência artificial, eles proporcionam um nível de integração e agilidade operacional, como o caso das empilhadeiras automatizadas, esteiras inteligentes, sistemas automáticos de armazenagem, entre outros geridos por IA.
Entregas inteligentes
Hoje é possível integrar toda a cadeia de distribuição e tratar esse grande volume de dados, a IA na logística permite que as operações sejam mais alinhadas à demanda, inclusive de maneira previsível.
Não por acaso, a IA já viabiliza avanços surpreendentes, como o same day delivery e até entregas por drones.
Leia mais: 8 Tendências logísticas para 2023
Clientes mais satisfeitos
Com um processo mais tecnológico e com alto grau de eficiência, os benefícios não ficam restritos internamente, mas também impactam os clientes.
Dentre as tecnologias disponíveis no meio logístico, a inteligência artificial, somada à IoT, provavelmente é aquela que mais valoriza a satisfação dos consumidores. Afinal, em meio às melhorias obtidas nas operações, é possível oferecer prazos reduzidos de entrega, praticar preços mais atrativos, rastrear as entregas com eficiência, garantir a integridade das mercadorias e muito mais.
Plataformas digitais: como a Vuupt otimiza sua gestão de entregas
As plataformas digitais já democratizaram a inteligência artificial na logística para os mais diversos perfis de organizações, desde operações simples até as mais robustas. Cada vez mais completas, elas permitem otimizar a eficiência operacional em todas as fases da cadeia de suprimentos.
Com tecnologias integradas, esses sistemas atendem a todas as demandas operacionais. Isso vai desde a compra de materiais, planejamento e roteirização, até a gestão de pátio, do estoque, de transportes e entregas.
No que abrange a gestão de entregas e coletas, a Vuupt é a solução mais completa do mercado. Isso porque utilizamos os recursos mais modernos para o desenvolvimento e atualização da nossa plataforma.
Um dos maiores benefícios de automatizar a sua gestão de entregas é ter um controle de todo o processo, obter uma operação mais ágil, econômica e ainda ter dados atualizados e confiáveis, que fornecem informações importantes para a tomada das decisões estratégicas.
Ao contar com a Vuupt, você irá planejar, acompanhar, interagir e otimizar tudo em tempo real. Se você quer aproveitar as possibilidades da inteligência artificial na logística para tornar sua empresa mais competitiva, clique aqui e explore os diferenciais da plataforma.
Compartilhar