Confira algumas dicas que podem ajudar a otimizar sua operação logística para uma das épocas mais promissoras do ano!
Aumento de entregas? 7 Dicas para organizar sua logística com eficiência
Publicado em
14 de outubro de 2022
Compartilhar
O final de ano é um dos momentos mais esperados pelo varejo, pois reúne diversas comemorações e, consequentemente, o aumento das vendas. Em 2022, o último trimestre está bastante disputado, reunindo três acontecimentos importantes: a Copa do Mundo, Black Friday e Natal.
Mais do que um momento para realizar muitas vendas, essa pode ser uma oportunidade para atrair novos clientes e fidelizá-los. Mas, para atingir esse objetivo, é preciso alinhar toda a operação logística para realizar entregas no prazo prometido.
Confira algumas dicas que podem ajudar a otimizar sua operação para uma das épocas mais promissoras do ano!
Expectativa de vendas para o último trimestre de 2022
Se engana quem pensa que a logística na Copa do Mundo se restringe apenas ao país que sedia o evento esportivo. Pelo contrário, diversos tipos de negócios são impactados neste período e podem conquistar grandes resultados financeiros.
Segundo um estudo da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), apenas o varejo paulista deve ter um aumento de 12% no fluxo de vendas durante a Copa.
Pesquisa feita pela Meta Foresight indica que cerca de 76% dos brasileiros pretendem comprar algo enquanto o evento acontece. Entre os itens que devem se destacar estão roupas, acessórios, comidas, bebidas alcoólicas, petiscos, salgadinhos, carnes para churrascos, chocolates e sobremesas.
Durante a Copa do Mundo, acontece uma das datas mais importantes do ano para o varejo, a Black Friday. De acordo com matéria publicada no site Exame, 50% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras na próxima Black Friday.
Não menos relevante, ainda tem o Natal e o Ano Novo, a expectativa é que as vendas aumentem em 12%. Contra dados não argumentos, por isso é importante ter bastante organização logística para não frustrar os seus clientes.
7 Dicas para melhorar sua operação logística
Qualquer data comemorativa ou grande evento é uma boa oportunidade de expandir vendas e conseguir resultados importantes para um negócio.
Seja uma loja física, um restaurante, um bar, um e-commerce, empresa de transporte ou até mesmo um empreendedor autônomo, são diversos os segmentos que podem surfar na movimentação do mercado.
Alguns pontos da cadeia logística são essenciais para o planejamento de qualquer companhia. As formas de abastecimento, matéria-prima, estoque, distribuição e transporte são elementos que devem integrar seu plano de ação. Confira os pontos de atenção para sua operação!
1- Analise o seu histórico
Faça um levantamento das vendas, quais produtos foram mais procurados e os mais vendidos para explorar durante o período promocional, pois eles têm o maior potencial para a lucratividade.
Não se esqueça de incluir na análise como foi a saída de produtos deste ano. Isso também servirá como indício para atentar as demandas dos consumidores. Outro ponto importante, abranja nessa pesquisa o perfil dos seus clientes, isso ajudará na campanha de marketing para indicar o público ideal para anunciar as promoções.
Nessa etapa, você também pode aproveitar para analisar o que os seus concorrentes estão oferecendo e conhecer os produtos mais buscados por seus consumidores.
2- Atenção ao estoque e fornecedores
Esse é um detalhe que não pode passar despercebido, planeje suas compras com antecedência com seus fornecedores. Com uma demanda alta para o final do ano, pode acontecer dificuldades na produção e entrega de produtos.
Como as compras serão em um volume maior, tente negociar preços e condições com o fornecedor. Isso ajudará a ter maior margem para aplicar os descontos nas mercadorias. Sobre o estoque, faça um mapeamento e organize os seus produtos, para evitar que você tenha prejuízos durante esse período de promoções.
Primeiro, que isso irá ajudar a entender qual a quantidade de itens disponíveis para a venda. Assim, com base nas informações levantadas no planejamento inicial, o setor de compras saberá exatamente o que precisa ser reposto e qual quantidade comprar, além de quanto tempo todos os produtos precisam estar prontos.
A análise de dados e organização são imprescindíveis para o sucesso, já que as informações analisadas contribuem para minimizar os riscos de sobra ou falta de produto no estoque.
3- Não prometa o que não possa cumprir!
A entrega faz parte da experiência de compra e, por isso, é um dos fatores decisivos para a fidelização. Uma das tendências para a próxima Black Friday nesse sentido são os prazos de entrega realistas.
As empresas que seguirem essa tendência estarão mirando não apenas na venda imediata, mas na retenção de clientes.
4- Distribuição
Seu centro de distribuição ou armazenamento precisa estar organizado e otimizado com o intuito de melhorar as operações.
Caso use uma empresa terceirizada para o transporte das mercadorias, planeje e informe com antecedência o aumento de demanda para não ser pego de surpresa por falta de veículos ou mesmo funcionários. Além disso, implemente políticas de frotas com rotas de entregas e prazos bem definidos.
5- Organize sua frota
Normalmente, as empresas trabalham com duas possibilidades: frota própria ou terceirizada. Independente da escolha, ambas precisam de uma boa organização e vamos te explicar o porquê.
Ter uma estrutura de entregas demanda recursos e planejamento. Por isso, antes de decidir se vai contratar ou terceirizar esse serviço, é importante analisar com atenção qual é a necessidade da sua empresa e, é claro, colocar todos os gastos no papel.
6- Gestão das entregas
A etapa final da cadeia logística é uma das mais importantes, afinal, é quem levará o produto até o consumidor final. Para manter tudo sob controle, investir no planejamento das rotas e monitoramento, somente assim, será possível controlar com maior eficácia a entrega das mercadorias.
Planejamento de rotas
Criar uma rota de entrega estruturada é um desafio enfrentado por empresas de diversos segmentos e perfis. Basicamente, quanto mais planejamento existir, melhores serão os resultados logísticos.
Esse planejamento não estabelece apenas as melhores rotas de entrega, mas também otimiza o tempo, prepara estratégias para eventuais imprevistos, prevê custos e, consequentemente, melhora a satisfação dos clientes.
Por isso, contar com um software roteirizador é uma das melhores opções para obter uma melhor performance e trazer mais resultados positivos. A empresa se beneficia pelo fato de reduzir custos e melhorar a eficiência e, consequentemente, proporciona aos clientes um atendimento mais ágil.
Monitoramento em tempo real
No dia a dia da sua operação, você consegue localizar os motoristas com facilidade durante a rota? Esse é apenas um exemplo do quanto é importante ter um sistema para a gestão de entregas. Com ele, você irá conseguir acompanhar em tempo real:
- A localização dos motoristas;
- Quais pedidos já foram entregues;
- A previsão de entrega dos pedidos em rota;
- O tempo de parada em cada endereço.
Vendo esses dados, você poderá encontrar falhas na operação e corrigi-las com mais agilidade, além de implantar pontos de melhoria. Por isso, a automatização do processo traz inúmeros benefícios.
7- Notifique os seus clientes
“Seu pedido saiu para entrega” essa é uma das frases preferidas do cliente. Informar aos consumidores sobre o status da sua entrega pode oferecer uma experiência melhor de compra.
Além disso, existem outros benefícios durante essa simples notificação. Por exemplo, pode reduzir o número de chamados no atendimento para saber se o prazo de entrega irá ser cumprido.
Outro ponto é a redução de reentregas, o cliente sabendo que o pedido está em rota e a previsão de horário, pode diminuir o número de tentativas de entrega. Em contrapartida, sua empresa economiza em tempo e dinheiro, afinal é menos uma rota a ser feita.
As vantagens de planejar sua cadeia logística
Além dos resultados financeiros, que podem superar suas expectativas e melhorar a lucratividade de sua empresa, planejar sua logística para essas datas comemorativas também permite que seus colaboradores trabalhem com maior eficiência.
Indo mais a fundo, um planejamento estratégico bem alinhado e que atenda adequadamente às demandas deste período aumenta a sua credibilidade no mercado, pois demonstra o alto grau de profissionalismo e excelência nas operações.
Existe ainda uma consequência importante, que está relacionada à conquista de um novo público e a fidelização dos clientes atuais. Ao oferecer produtos e serviços de qualidade, é possível fidelizar e aumentar as vendas.
Compartilhar