A otimização de rotas é o processo para determinar o trajeto mais econômico e efetivo das entregas.
Otimização de rotas: o que é e como ela reduz os custos logísticos?
Publicado em
10 de abril de 2023
Compartilhar
A logística serve para que uma empresa possa garantir que seus produtos ou serviços passem por todas as etapas do processo operacional necessário dentro da empresa e chegue até o cliente da melhor forma possível. Ou seja, na quantidade, qualidade e com os menores custos possíveis. Por isso, é preciso muita atenção ao elaborar as estratégias de entrega.
O planejamento de rotas permite a análise dos pontos de entregas e a avaliação das particularidades da operação, a fim de eleger o trajeto mais eficiente e econômico. Quando bem feito, possibilita melhorias no atendimento e no serviço prestado ao cliente, além da redução de gastos. Portanto, é de suma importância conhecer os melhores métodos de otimização de rotas.
Neste texto, vamos apresentar como funciona a otimização de rotas e sua importância nas operações de entregas.
O que é otimização de rotas?
A otimização de rotas é o processo para determinar o trajeto mais econômico e efetivo para as entregas. Por outro lado, a otimização não se refere apenas em obter o caminho mais curto do ponto A ao ponto B, trata-se de encontrar a rota mais eficiente para muitas variáveis diferentes.
Em algumas empresas essa tarefa é realizada manualmente, com um funcionário que lista os endereços e os dispõe em um sistema de mapas para visualizar qual trajeto o motorista deve percorrer. Ou ainda, muitas vezes ele acaba sendo realizado pelo próprio entregador, que possui a “experiência das ruas”.
Felizmente, hoje as empresas podem contar com a tecnologia da Vuupt em suas operações. Com o roteirizador que realiza a otimização de rotas, focando em minimizar o tempo total de condução, aumentando a capacidade da frota e reduzindo os custos. Tudo isso, levando em consideração não apenas o deslocamento, mas outras variáveis que interferem na construção de uma rota eficiente como:
- Janelas de entrega;
- Tempo total de deslocamento;
- Estratégia de distribuição entre a frota;
- Tipo de carga;
- Restrição de horário da rota;
- Número de bases operacionais;
- Intensidade do tráfego;
Com a análise de todas as características, o sistema de roteirização cria o planejamento das rotas e distribui da forma mais otimizada entre os veículos.
É possível otimizar rotas com o Google Maps ou Waze?
Aplicativos como o Google Maps e o Waze não são planejadores de rotas eficazes, pois são opções de navegação via GPS. Em resumo, eles são projetados para fornecer direções simples do ponto A ao B, não para traçar rotas ou planejá-las considerando diversas paradas, tomando em conta uma infinidade de variáveis e restrições.
E, por outro lado, embora esses aplicativos conhecidos sejam gratuitos, em longo prazo sairão bem mais caros à operação, devido à sua ineficiência que pode gerar muitas perdas e desperdícios de recursos.
Desta forma, um roteirizador planeja o melhor percurso de deslocamento, traçando o caminho mais eficiente para realização de todas as tarefas dentro dos prazos estipulados, buscando sempre economia, por meio da redução de custos e aproveitamento de recursos.
A otimização de rotas pode ser realizada manualmente?
Em caso de uma operação de entregas pequena, ainda é possível organizar os processos com alguma dificuldade, porém, quando há mais pessoas e veículos envolvidos, otimizar as rotas manualmente torna-se cada vez mais complicado.
Além disso, a quantidade de tempo gasto e as chances de cometer erros são bem altas. Isso também abre margem para problemas de atrasos nas entregas e custos da operação.
As vantagens da otimização de rotas e a satisfação do cliente
A otimização de rotas melhora a qualidade da operação em toda a cadeia de suprimentos e seus reflexos podem ser notados especialmente no last mile. E ninguém melhor para avaliar esse aspecto do que o consumidor final.
Todo o processo conta com recursos adicionais para melhorar a visibilidade em tempo real, monitoramento das atividades do veículo e rastreamento da frota. No final das contas, o principal objetivo é levar até o cliente aquilo que ele solicitou, encurtando distâncias, cumprindo o prazo e reduzindo o custo.
Com a Vuupt para a otimização de rotas, a empresa pode oferecer aos seus clientes a possibilidade de estabelecer uma janela de tempo para receber os pedidos no horário mais adequado para eles.
Isso amplia a gama de serviços oferecidos, trazendo mais comodidade e flexibilidade para o consumidor, que se sente satisfeito – aumentando as chances de voltar a comprar no mesmo estabelecimento que forneceu esse nível de atenção e qualidade. Veja como a Vuupt pode contribuir para a experiência do seu cliente e também melhorar sua operação logística:
- Seu cliente pode se preparar adequadamente para receber a encomenda, diminuindo o número de reentregas e também evitando atrasos;
- A visibilidade das entregas dá mais recursos para prestar informações precisas também ao seu cliente, como envio de notificações sobre o status do pedido. Isso melhora a credibilidade do seu negócio e proporciona um acompanhamento personalizado;
- Você tem maior liberdade e possibilidade de oferecer uma variedade de serviços como, entrega padrão, entrega grátis, same day delivery, entrega programada e abranger uma maior quantidade de locais e distâncias;
- Rotas mais organizadas ajudam a cumprir o prazo ou permitem que o produto seja entregue até antes mesmo do período acordado;
- Otimizar o planejamento das cargas contribuem para um aumento da capacidade de entregas, além de utilizar o veículo da forma correta. Outro ponto é que rotas eficientes são mais econômicas. Em resumo, menor gasto com combustível e manutenções.
Por que ter a Vuupt para otimização de rotas?
Utilizar a Vuupt para a otimização de rotas pode facilitar muito o dia a dia das suas entregas ou coletas. Além de centralizar dados em relação a características de vias, do tráfego e de suas cargas, o monitoramento e cálculo de diversas informações operacionais pode ser automatizado com a ferramenta.
Isso significa que a sua gestão logística poderá contar com dados e indicadores de rendimento que orientem a sua programação de rotas de forma mais ágil, confiável e eficiente.
Outro ponto, a Vuupt garante o acompanhamento das informações em tempo real. Dados como a localização do veículo, quais entregas foram concluídas e imprevistos no trajeto podem ser detectados imediatamente. Tudo isso, contribui para um maior controle da gestão.
Não menos importante, a Vuupt contribui para uma melhor prestação de serviço. O cliente poderá contar com seu produto chegando no tempo acordado, além de poder acompanhar todas as etapas do processo de entrega.
Agora já pensou em ter todas essas funcionalidades e muitas outras à disposição da sua empresa? A plataforma da Vuupt é ideal para quem deseja otimizar rotas, realizar a gestão de entregas e monitorar toda a operação em tempo real.
Clique aqui e conheça o nosso sistema de otimização de rotas!
Compartilhar