Roteirização: um diferencial competitivo para sua empresa

roteirização

Roteirização: um diferencial competitivo para sua empresa

A roteirização vai além de definir uma rota para entrega, ela é parte essencial da operação de uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Transportar uma carga de um local para outro, envolve variáveis e conhecimento sobre o trajeto, o tempo de deslocamento, custo de combustível, condições da via, entre outros. 

Entre gestores de frota existem várias percepções quanto aos benefícios da roteirização, pensando na redução dos custos até a satisfação do cliente. Uma coisa é fato, usar a tecnologia no dia a dia da empresa, pode tornar toda operação mais simples e eficiente. 

Veja como a roteirização pode transformar sua logística! Mas, antes disso, vamos entender o seu conceito. 

O que é roteirização?

Para qualquer serviço de entrega ou coleta, é necessário planejamento. Para levar uma carga de um ponto a outro é preciso considerar características da carga, dos veículos, distância, condições da via, custos e até riscos de segurança. Afinal, o que é a roteirização? 

É o planejamento das rotas que sua frota vai realizar, para fazer o deslocamento de forma mais eficiente, reduzindo o tempo, a distância e os custos operacionais. 

Para que uma roteirização seja ainda mais eficaz, a definição do seu trajeto pode levar em consideração outros aspectos como: a quantidade e capacidade de veículos, número de pedidos, características da carga, horário de atendimento dos clientes, dentre outros. 

Muitas empresas realizam esse planejamento de forma manual, essa tarefa é extremamente trabalhosa e consome muito tempo, além de ser mais suscetível a falhas. Neste momento, a tecnologia pode ser uma grande parceira da sua operação.

Existem softwares roteirizadores que automatizam todo esse processo e torna um grande aliado nas suas decisões estratégicas. Essas plataformas dispõem de inúmeras funcionalidades que planejam as rotas com diversos parâmetros, ajustando as necessidades de cada operação. 

Vantagens competitivas ao automatizar suas rotas

Um problema quase unânime entre as empresas é o custo logístico, ele pode ter um alto impacto nos lucros. Adotando a utilização de um software para planejar as rotas, pode trazer muitos benefícios para sua empresa. 

Talvez, o maior destaque seja a melhoria no planejamento do tempo das entregas ou coletas, possibilitando o cumprimento do prazo acordado. Do ponto de vista de fidelização de clientes e fornecedores, o ganho de pontualidade oferece mais uma performance estratégica, tornando a empresa um parceiro preferencial. 

Com rotas mais organizadas é possível diminuir o custo de combustível, garantido que a frota percorra o menor trajeto. Outro ponto, é que a roteirização possibilita uma melhor utilização da frota e otimização da mão de obra, reduzindo a jornada de trabalho e custos com horas extras. O que, por sua vez, gera um impacto direto na redução dos custos

Mas não é somente isso, implantar um processo de roteirização garante mais alguns diferenciais competitivos como:

  • Redução no índice de erros nas entregas;
  • Aumento da capacidade de entregas, sem alteração nos custos;
  • Previsibilidade nos custos de transportes;
  • Aumento da taxa de ocupação e utilização dos veículos;
  • Diferenciação perante os concorrentes.

Quer aprender mais sobre roteirização e quais os benefícios para sua operação logística? Clique aqui, baixe agora o nosso ebook.

Tenha dados em mãos para otimizar sua gestão 

Possivelmente, alguma vez você já ouviu essa expressão “O que não se mede, não se gerencia”, como foi dito, a roteirização de entregas oferece uma série de vantagens para a gestão logística. Mas, um bom software, vai te entregar além de uma rota otimizada.

Entre os maiores benefício de automatizar o processo de roteirização está na garantia de dados confiáveis e atualizados em tempo real. É possível identificar com mais agilidade problemas na operação e fazer ajustes imediatos, além de gerar insights para melhorar a performance. 

Desta forma, a gestão das entregas se torna muito mais assertiva, toda a equipe ganha em produtividade e o retorno sobre o investimento acontece de forma muito mais rápida.

Como escolher um software para roteirização

Na hora de escolher um software de roteirização, o primeiro passo é pensar nas necessidades da sua empresa. Algumas reflexões podem te ajudar neste processo, faça algumas perguntas do tipo:

  • Quais são as minhas maiores dificuldades?
  • O que eu preciso que o software faça?
  • Quais problemas a roteirização precisa resolver?

Com essas respostas em mente, fica mais fácil escolher. Existem algumas características importantes que devem ser avaliadas em uma plataforma de roteirização:

  • Gerar rotas para vários veículos simultaneamente, com origens e destinos distintos;
  • Cálculos de rotas de veículos baseadas em restrições diversas dos clientes;
  • Definir horários de atendimento de clientes ou fornecedores, individualmente;
  • Previsão de tempo com horários de chegada, partida e deslocamentos;
  • Previsão de custos envolvidos na execução das rotas.

Essas são apenas algumas funcionalidades básicas que um bom software deve oferecer.

A plataforma da Vuupt realiza a gestão de entregas, coletas e prestação de serviços focada na roteirização e rastreio da última-milha. Com o nosso software é possível planejar rotas, executar e analisar todo o processo de entregas, coletas ou prestação de serviços em tempo real. E o melhor, com alto nível de tecnologia, praticidade e baixo custo.

Quer conhecer melhor a nossa solução e ter um diferencial competitivo? Clique aqui e fale agora com um dos nossos especialistas.

 



Comece agora mesmo a gerenciar melhor suas entregas, coletas ou serviços em campo.