Para reduzir o tempo é preciso melhorar o atendimento, preparação do alimento e organizar a gestão de entregas.
Aprenda como reduzir o tempo de entrega do delivery
Publicado em
25 de outubro de 2021
.
Autor:
Time de Redação
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
A cada dia mais, o delivery vem se consolidando como uma parte importante da receita gerada pelos restaurantes. Entre os atributos que podem fazer com que um cliente dê a preferência para um estabelecimento estão: qualidade da comida, preços e o tempo de entrega.
Infelizmente, nem sempre é possível controlar fatores externos que afetam o tempo de entrega do delivery, como as condições de trânsito. Porém, você pode estruturar melhor sua operação para conseguir cumprir os prazos de entrega ou até reduzir o tempo.
Continue a leitura para aprender mais sobre otimização das entregas!
Serviço de delivery x Reclamações dos consumidores
A pandemia impulsionou o crescimento do serviços de delivery, segundo uma pesquisa divulgada pela CNN, houve um aumento de quase 250% no uso e instalação de aplicativos deste segmento em abril de 2020, comparado a março do ano anterior.
Por outro lado, as queixas sobre o serviço cresceram. Segundo o site Reclame Aqui, aumentou em 124% as reclamações de atraso no delivery no primeiro semestre de 2020, comparando com o mesmo período do ano passado.
Ainda segundo o Reclame Aqui, o principal aplicativo de entrega, o iFood, teve em torno de 10 mil reclamações no mês de fevereiro de 2020. Em junho, o número de reclamações dobrou – chegando a 20 mil.
Por outro lado, embora o iFood tenha o maior número de reclamações (já que também é um aplicativo muito demandado), a reputação da empresa é considerada “ótima”, com 100% das reclamações respondidas. 78% dos consumidores voltariam a comprar na empresa.
Nesta mesma pesquisa foi constatado que o hambúrguer é o alimento com maior número de reclamações – 40%. Em seguida apareceu a pizza, com cerca de 15% e comida japonesa, com aproximadamente 8%. Pedidos errados ou incompletos representam cerca de 10% do total de reclamações.
Direitos do consumidor
O estabelecimento não tem apenas que lidar com as reclamações, mas ainda corre o risco de responder processos mediante a má prestação de serviço. Afinal, as entregas via delivery estão subordinadas às regras do Código de Defesa do Consumidor.
O Código do Consumidor respalda o cliente em diversas esferas para o delivery. Por exemplo, se um motoboy não entregar o pedido correto, configura-se má prestação de serviço e descumprimento de oferta (art. 35). Nesta situação, o consumidor tem o direito de exigir que a oferta seja cumprida, pedir um desconto ou cancelar o pedido, solicitando o estorno.
Outro ponto é referente aos atrasos da entrega, se a refeição chegar fria ou mal preparada o cliente não é obrigado a aceitar. Por isso, é tão importante organizar o seu delivery e atentar aos prazos acordados com os clientes.
Clique aqui, leia mais sobre os direitos do consumidor.
5 dicas para reduzir o tempo de entrega do Delivery
Quando o cliente solicita o serviço de delivery, ele gera diversas expectativas. A primeira é ser atendido rapidamente. Depois é ter a garantia do que comprou será entregue com o mínimo de qualidade e dentro do prazo estimado.
O tempo de entrega do delivery é dado pelo preparo do alimento até a distância entre o estabelecimento e o endereço de destino. Portanto, deve-se considerar o prazo de entrega, desde o momento do recebimento do pedido até a conclusão da entrega.
Por se tratar de um tempo médio, pode ser menor ou maior que o informado, mas é preciso ficar alerta para não atrasar constantemente.
Veja algumas dicas para diminuir o tempo de entrega do seu delivery!
#1 Tenha um controle de estoque
Primeiro, você deve sempre ter todos os itens necessários no seu estoque. Não somente isso, eles precisam estar organizados para facilitar a localização, manuseio e reposição.
Ter um controle do estoque ou área de estocagem bem distribuída e devidamente identificada, também impacta diretamente no tempo de entrega. Afinal, se tudo estiver funcionando normalmente, qualquer ganho de tempo de produção compensa o tempo adicional do entregador na rua.
#2 Organize o seu atendimento
Agilidade e organização são palavras de ordem para um bom atendimento. Por exemplo, não adianta disponibilizar o WhatsApp para pedidos, se você não tem uma pessoa disponível para responder imediatamente. Por isso, escolha os canais de atendimento com cuidado e treine um colaborador para essa função.
Outro ponto, um sistema ajuda bastante a otimizar o processo de recepção do pedido e ordem na cozinha. Afinal, anotar em papel pode perder, danificar ou faltar informações, assim o pedido pode ir errado, com atraso ou até mesmo esquecer de executá-lo.
Sabendo quais são os pedidos, quantidade e endereços, toda a logística de entrega pode ser organizada. Rotas bem planejadas podem fazer com que diminua o tempo de entrega do delivery e aumente a produtividade dos entregadores.
#3 Mantenha os padrões na produção do alimento
Padronizar os processos na cozinha é sinônimo de redução de custos e ganho de tempo. Ter os ingredientes porcionados, usar fichas técnicas e ter fluxos de trabalho dentro da cozinha evita o desperdício de alimentos e economiza tempo.
Não esqueça de deixar as embalagens pré-montadas, talheres ou molhos separados, pode parecer simples, mas no momento de alto fluxo faz toda diferença esses minutos.
Na prática, se todo o processo é conhecido e as “ferramentas” estão a disposição, dificilmente algo sairá fora do planejado.
#4 Hora de organizar as entregas e planejar as rotas
Em dias de muito movimento, saber quais pedidos estão próximos por endereço, qual entregador poderia levar ou saber se o cliente já recebeu o pedido. Controlar essas informações é complexo e confuso na rotina.
Por isso, um sistema de gestão de entregas auxilia no planejamento de rotas otimizadas para serem mais ágeis e reduzir os custos. Também distribui automaticamente os pedidos entre os entregadores disponíveis ou até aqueles que estão retornando para base e já pode fazer uma nova entrega.
Assim, o motoboy não perde tempo tentando calcular a rota mentalmente ou inserindo em aplicativo de GPS – que não mostra rotas otimizadas e ainda possui um limite de endereços. Porque isso gera muito atraso na saída da entrega.
Além disso, um software de gestão de entregas vai mostrar em tempo real a localização dos motoristas, quais dias possuem maior fluxo de entregas, quantos km foram rodados e muito mais.
Clique aqui, conheça mais funcionalidades de uma plataforma de gestão de entregas!
#5 Notifique os clientes
A comunicação com o cliente é crucial para criar um bom relacionamento. Saber o tempo médio de entrega é um ponto positivo, mas cumpri-lo é fundamental para atender as expectativas.
Por isso, para ter um processo mais transparente, medidas como enviar notificações sobre o status do pedido ou cliente poder acompanhar o deslocamento do entregador é um grande diferencial.
Vuupt: plataforma de gestão de entregas para delivery
A Vuupt é uma plataforma de roteirização e gestão/rastreio de entregas para você que possui seu motoboy/entregador próprio ou terceirizado. Com a Vuupt, você vai poder planejar e criar rotas mais rápidas para seus entregadores.
Acompanhe todo o seu processo de entrega e saiba onde estão os entregadores e como eles estão se saindo. Notifique os seus clientes via SMS e e-mail, permite com que eles rastreiem o seu entregador e avaliem (5 estrelas) o serviço de entrega. São inúmeras outras funcionalidades que, certamente, entregarão valor no seu processo de entrega.
Clique aqui, fale agora com um dos nossos especialistas!
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp