Por que calcular a rota de entrega das mercadorias

como calcular uma rota

Por que calcular a rota de entrega das mercadorias

Calcular rota de entrega é parte de um processo de planejamento da transportadora, visando os trajetos com o melhor custo-benefício. Afinal, é uma etapa que não envolve somente traçar itinerários, mas elaborar toda a logística das entregas.

Essa prática se relaciona diretamente com a otimização da produtividade e eficiência da empresa, uma vez que se busca todas as informações relevantes para a operação, em todos seus segmentos.

De forma geral, calcular rota de entrega impacta diretamente todas as etapas de distribuição dos produtos. Afinal, antes de definir detalhes como o percurso ou o transporte, é necessário tomar uma série de decisões que irão interferir em todo o trajeto diário.

Por isso, a Vuupt preparou esse conteúdo para te ajudar a calcular a rota de entrega de maneira simples e eficiente.

O que considerar antes de calcular rota?

Antes de definir a rota de entrega, é preciso considerar quesitos como produtos, a carga, prazos, transporte disponível e, certamente, custo-benefício.

Realizar a triagem da mercadoria é um processo essencial para as transportadoras, pois é preciso levar em consideração uma avaliação prévia de quais são os produtos que poderão ser encaixados no mesmo itinerário, ou até mesmo serem enviados no mesmo transporte. 

Além disso, se a carga for frágil, o transporte utilizado é outro, bem como a rota e o tempo de entrega. Por isso, para calcular a rota de entrega da melhor maneira possível, é necessário levar em conta os modificadores de cada processo.

Agora, se você ainda está em dúvida sobre os benefícios de ter um sistema de cálculo de rota, confira alguns dos principais motivos para adotar essa prática.

Redução no tempo de entrega 

De fato, uma das principais vantagens de calcular rota de entrega é a diminuição do tempo de percurso.

Otimizar as entregas é benéfico para a transportadora, em muitos quesitos. Além da economia de custos, também pode aumentar o número de distribuições realizadas, ou seja, potencializar os rendimentos.

Calcular rota de entrega ajuda a visualizar melhor o trajeto, elementos que podem atrasar o envio, horários de pausa, além de acompanhar o status do seu planejamento em tempo real. Ainda, a empresa será capaz de lidar com possíveis imprevistos, e indicar trajetos alternativos.

Com a competitividade do mercado, otimizar o tempo das entregas é fundamental para se destacar, e isso é possível com um sistema de cálculo de rotas.

Adaptação de entrega às cargas corretas

Como mencionado, o tipo de carga é um dos modificadores que devem ser levados em conta na hora de calcular sua rota de entrega.

Isso porque o produto é uma das partes essenciais do processo, e influência no restante do planejamento. Deve ser considerado elementos como peso, volume, e características da carga.

Por exemplo, se a remessa for constituída de roupas, é possível enviar um maior número de mercadorias no mesmo transporte, pois não são frágeis. Além disso, a rota poderá ser feita com maior velocidade, não sendo preciso aplicar maiores cuidados aos produtos transportados.

Por outro lado, uma carga mais sensível deve ter atenção redobrada. Cautela quanto às condições do percurso e no manuseio são essenciais. Esses são fatores que modificam a rota planejada, e devem ser levados em conta.

Adotar um sistema de roteirização ajuda a adaptar a entrega para os tipos de carga envolvidos, consequentemente, impactando no tempo e em como o transporte será realizado.

Considerando que todos os processos de uma empresa estão diretamente relacionados, isso também otimiza outros setores. Por exemplo, há uma redução dos custos, fortalece a produtividade aumenta a satisfação dos clientes, apenas calculando a rota de entrega.

Otimiza todo o trajeto da mercadoria até a entrega ao cliente

De fato, calcular rota de entrega está intimamente ligado ao trajeto que a mercadoria realiza. Não apenas os melhores itinerários a ser seguido, mas os elementos que se relacionam com esse processo.

Ter um sistema de cálculo de rotas ajudará na redução dos custos de combustível, por exemplo, ao traçar um trajeto melhor, consequentemente, haverá um gasto menor com as despesas de gasolina. Ainda, irá otimizar o tempo em que o trajeto é percorrido, e a encomenda, entregue em tempo hábil. 

Um planejamento correto das rotas de entrega é capaz de impactar a produtividade de toda a transportadora, proporcionando um serviço que pode se destacar no mercado.

E, certamente, os clientes também são beneficiados com esse sistema, pois receberão seus produtos em menor tempo, além de terem acesso à informações detalhadas sobre o trajeto de sua mercadoria.  

Como a tecnologia pode ajudar?

Finalmente, depois de analisar alguns dos benefícios que calcular rota de entrega proporciona, você pode pensar nos próximos passos, e ver como adotar um sistema de roteirização adequado.

Atualmente, muitas transportadoras já contam com plataformas digitais para integrar seus processos de distribuição e envio. Com um sistema adequado, diversas informações se tornam acessíveis, e o planejamento, facilitado.

Além de reunir benefícios exclusivos deste tipo de plataforma, também garante operações integradas e facilidade para tomada de decisões em casos imprevisíveis, sem atrasar o envio ou demais etapas.

Embora existam aplicativos que disponibilizam determinadas informações para o cálculo de rotas, apenas sistemas de roteirização adequados podem proporcionar uma melhor gestão para sua transportadora.

Quer saber como calcular a rota de entrega das mercadorias de maneira estratégica? Então, não deixe de fazer o seu cadastro em nossa plataforma e aproveitar o período de utilização gratuita. 



Comece agora mesmo a gerenciar melhor suas entregas, coletas ou serviços em campo.