Overdelivering é um recurso utilizado para entregar mais do que o cliente espera, agregando mais valor à sua compra.
Overdelivering: o que é e como aplicar no seu negócio?
Publicado em
11 de junho de 2021
Compartilhar
Overdelivering é um recurso utilizado para entregar mais do que o cliente espera, agregando mais valor à sua compra.
Além da competição por vendas em lojas físicas, hoje, o cenário se divide também pela internet. Somente vender e atender o cliente rapidamente, não é mais suficiente para os consumidores da atualidade, que são mais exigentes.
Aprimorar a experiência do consumidor e garantir sua satisfação com os produtos ou serviços contratados: essas são as finalidades do overdelivering, uma estratégia que se mostra cada vez mais necessária. Afinal, as pessoas estão mais conscientes do processo de compras e é preciso encontrar uma forma de mostrar que a empresa se importa com o público.
Praticando overdelivering, a empresa agrega valor à marca e fortalece seu posicionamento no mercado. A seguir, confira o conceito dessa estratégia, porque você deve implementá-la na sua empresa, como fazer e quais erros evitar.
Boa leitura!
O que é overdelivering?
Overdelivering é um termo que vem do inglês, pode ser traduzido livremente como “entregar mais”. Basicamente, overdelivering consiste em entregar algo além do que seu cliente espera no processo de compra, aumentando a percepção de valor.
Existem estratégias semelhantes, mas que não condizem com o overdelivering, por exemplo, quando na compra de um produto você ganha outro, ou um brinde, essa tática pode ser vista como cross selling.
Vamos a um exemplo de estratégia de overdelivering!
Você vai a uma loja de esportes e adquire uma raquete de tênis. Ao pagar, descobre que acabou de ganhar uma aula gratuita de tênis.
Esse é o principal diferencial desta estratégia, não se utiliza uma isca para incentivar a compra, mas oferece algum produto ou experiência que está além do esperado. Assim, o consumidor percebe o processo como positivo e valoriza ainda mais a marca.
Benefícios ao implantar a estratégia
Você não deve fazer com que seu potencial cliente perceba mais valor em sua oferta somente quando anuncia. Oferecer uma experiência rica vai muito além do momento da aquisição, pois os consumidores gostam de ser surpreendidos.
Logo, essa tática faz com que as pessoas enxerguem mais valor na sua empresa e em todas as etapas do processo de compra. Conheça algumas vantagens dessa estratégia!
- Superar as expectativas do cliente, agregando valor e aumentando a fidelização;
- Criar fãs da marca que a divulgam espontaneamente;
- Aumentar a visibilidade do seu negócio, atraindo mais pessoas com o perfil ideal;
- Manter os funcionários mais motivados e realmente convictos do que fazem;
- Fortalecer a cultura da empresa e alinhar o trabalho interno com foco na qualidade da entrega.
Como fazer overdelivering?
O overdelivering começa ainda no processo de compra. Estamos falando de superar a expectativa, o que significa que o prospect já tem algo em mente. Então, o primeiro passo é entender o que você está oferecendo e se seu produto ou serviço realmente cumpre com a promessa de venda.
Outro ponto importante ao desenvolver a estratégia é saber quem é realmente seu cliente/público. A dica é contar com a percepção dos times que estão sempre em contato com o cliente (atendimento, marketing e vendas). Também é relevante observar os dados que já tem sobre o seu público e fazer pesquisas para entender mais sobre o seu comportamento.
Isso porque, não adianta oferecer um jantar romântico, se a sua audiência é jovem e gosta de balada, por exemplo. Bem provável que a percepção do público será inferior ao valor investido. Por isso, é necessário se atentar ao valor investido e seu retorno, tanto a curto, médio e longo prazo.
Uma dica é criar listas com possíveis recompensas e escolher aquelas que têm maior compatibilidade com o seu público. Também é fundamental que seja algo que surpreenda e encante o consumidor, mas isso não pode trazer prejuízos para o negócio.
Algumas práticas de overdelivering
Quando um usuário percebe que uma marca dedicou tempo e esforços para maximizar suas entregas, ele reconhece esse valor e passa a dar preferência ao negócio — por isso, é que o overdelivering vale a pena.
Todavia, diversas empresas acham que terão que promover mudanças grandiosas em suas operações, mas isso não é uma regra. Veja algumas ideias para aplicar no seu negócio.
- Prazo de entrega: uma iniciativa de overdelivering bem conhecida é a entrega do produto antes do prazo prometido. Para fazer isso, você precisa otimizar sua logística para atender demandas de forma mais rápida.
- Brindes: oferecer produtos físicos ou experiências é a forma mais direta de mostrar que você quer agradar o cliente. Pense em algo criativo e qual valor será agregado;
- Cupons de desconto: além de incentivarem uma nova compra, fortalecem o vínculo com a empresa;
- Experiências: tendências do momento, elas não precisam se relacionar ao seu nicho de mercado, mas sim à preferência da audiência. A Coca-Cola, por exemplo, faz anualmente a caravana de Natal, oferecendo uma experiência diferenciada.
Como você viu, o foco desta prática está na satisfação e na retenção de clientes, e existem várias formas de fazer isso acontecer. Em resumo, com criatividade e boas ideias, você conseguirá agradar e cativar pessoas, elevando a percepção de valor da sua marca. Como resultado, terá um público fiel aos seus produtos ou serviços!
Compartilhar