Conheça 4 vantagens de implementar um sistema de gestão de entregas no seu negócio e eliminar problemas cotidianos
Por que investir em tecnologia para gestão de entregas?
Publicado em
14 de março de 2022
.
Autor:
Time de Redação
Compartilhar
Todos os dias, milhares de produtos são entregues por aí, seja para empresas revendedoras ou consumidores finais. Com tanta demanda, é necessário estabelecer uma logística que facilite o trabalho dos envolvidos e traga melhorias para o processo.
Imagine o transtorno que é para um negócio quando ocorre um problema no transporte das mercadorias e o empreendedor ou empreendedora não consegue resolver ou sequer monitorar.
Hoje, você vai entender o que é gestão de entregas e por que se deve investir em tecnologia para o setor.
O que é gestão de entregas?
Gestão de entregas é o monitoramento em tempo real das cargas distribuídas, o planejamento de rotas e a capacidade de resolver problemas. Além disso, envolve o contato com o cliente para notificá-lo sobre o status do pedido.
Ou seja, é um conjunto de ações que visam melhorar a organização das entregas com estratégias específicas para que tudo aconteça como o previsto.
A gestão de entregas é essencial principalmente para garantir a segurança dos produtos e solucionar os possíveis imprevistos ao longo do caminho.
Por isso, muitas empresas já contam com a tecnologia como aliada para facilitar esse trabalho.
Quais problemas são comuns em gestão de entregas sem a tecnologia?
Qualquer processo logístico está sujeito a problemas. Com o tempo e o avanço da tecnologia, muitos deles sumiram e agilizaram as atividades das empresas.
Para exemplificar, pense no uso apenas do papel para organizar todas as etapas, desde o pedido até a entrega, e na falta de comunicação com os clientes – que não tinham como saber detalhes do pedido. Pois é, não era fácil.
Sendo assim, veja alguns problemas que uma gestão de entregas sem tecnologia pode ter:
- desorganização de pedidos;
- falta de informações para atualizar o cliente sobre o andamento do pedido;
- perda de assinatura referente ao recebimento do pedido ou comprovantes;
- desorganização das rotas, ocasionando atrasos e gasto de combustível com os veículos de transporte;
- imprecisão quanto à quantidade de entregas realizadas e ao prazo de cada uma;
- impossibilidade de acompanhar o entregador em tempo real;
- falta de monitoramento no processo de entrega como um todo, levando a altas taxas de reclamação e rejeição dos consumidores.
Como a tecnologia pode ser utilizada na gestão de entregas?
Existem diversos aplicativos no mercado que auxiliam na gestão de entregas.
O melhor dos mundos é ter uma ferramenta que reúne este e outros recursos para ajudar você a gerenciar melhor a sua empresa.
Com o app de pedidos online e delivery Kyte, você não apenas consegue controlar as suas entregas, como também tem acesso a controle de estoque, de clientes e de vendas, catálogo online, relatórios e estatísticas sobre o seu negócio, e muito mais.
Crie status personalizados para cada etapa do processo de entrega, como “Em preparação” ou “Em rota de entrega”.
Além disso, o Kyte ajuda no trabalho dos entregadores, já que, com apenas um botão, eles conseguem traçar a rota de entrega e entrar em contato com os clientes.
Por que investir numa tecnologia para gestão de entregas?
Nenhuma empresa quer passar por problemas nas entregas e oferecer uma experiência ruim aos clientes, não é? Ainda mais se for algo fácil de resolver.
Segundo pesquisa, atrasos na entrega são o maior motivo para as reclamações feitas pelos consumidores.
Em seguida, estão extravio, demora no processo financeiro, falta de comunicação referente ao status de entrega e danos no produto durante a entrega.
Para não passar mais por essas dificuldades no processo, confira a seguir 4 vantagens de investir em tecnologia para gestão de entregas e diminuir seus problemas.
Padronização dos processos
Com o software ideal, todos os envolvidos na entrega conseguem falar a mesma língua e estar por dentro das atividades. Além de unificar as tarefas, ele simplifica a execução delas no dia a dia.
Por exemplo, é muito mais fácil resolver dúvidas e problemas dos clientes se os colaboradores tiverem acesso ao histórico de pedidos e o rastreamento do motorista.
Redução de custos
Operações desorganizadas e sem planejamento podem levar ao cancelamento de pedidos e gastos desnecessários.
Um sistema de gestão de entregas é capaz de reduzir os custos da sua empresa com processos mais inteligentes e eficientes.
Uma rota bem pensada ajuda a economizar combustível e aumentar a quantidade de entregas realizadas, por exemplo.
Comunicação mais assertiva
Se a equipe e os consumidores não estão a par do que acontece em tempo real, nada fluirá.
Informar a localização do entregador, o status do pedido e quanto tempo pode demorar para o produto chegar no endereço solicitado são medidas básicas que melhoram a comunicação.
Pode parecer simples, mas faz total diferença. Diminui o número de reclamações e insatisfações, e oferece uma experiência ainda melhor para o cliente. Fora isso, também garante mais segurança nas entregas.
Decisões inteligentes
Ao observar o desempenho da sua empresa com as entregas, é possível tomar decisões de negócio mais inteligentes e ainda entender onde pode haver melhorias no processo.
Então, ter em mãos relatórios e análises sobre o padrão das suas entregas ajuda a enxergar o que há de errado e antecipar problemas que podem ocorrer no futuro.
Este post foi produzido pela equipe do Kyte, um sistema de vendas e gestão voltado para pequenos comerciantes. A plataforma tem como principal missão auxiliar e facilitar o trabalho de empreendedores e empreendedoras por meio de um serviço que transforma a maneira de vender, gerenciar e se relacionar com os clientes.
Compartilhar