Planejador de rotas: por que sua empresa precisa de um?

Planejador de rotas: benefícios do roteirizador para sua empresa

Planejador de rotas: por que sua empresa precisa de um?

A otimização das rotas de transporte em uma empresa auxilia na redução de custos com manutenção, combustível, pessoal, frota e gera uma maior produtividade dos transportadores. Neste artigo apresentamos as razões pelas quais sua empresa precisa planejar as rotas através de uma boa plataforma de roteirização.

Hoje em dia é quase certo que você já esteja totalmente adaptado a entrar em seu carro, abrir seu aplicativo de navegação preferido, seja ele Waze® ou Google Maps®, digitar o endereço e seguir as coordenadas indicadas para chegar ao seu destino com rapidez e segurança.

Seja para trajetos curtos ou viagens longas, estes aplicativos resolvem com precisão os problemas de navegação que a maioria das pessoas enfrentam no dia-a-dia, encontrando o melhor caminho de um ponto até outro.

Mas e se o trajeto que sua empresa deseja fazer não for apenas de um ponto ao outro e exigir certas complexidades?

Sabemos que os aplicativos citados anteriormente resolvem a questão da navegação entre um ponto e outro, ou no máximo até alguns destinos desejados, porém na sequência que você pré-determinar. Entretanto nenhum deles realiza uma roteirização levando em consideração as características dos seus clientes ou das suas entregas.

Já o planejador de rotas, sim!

Abaixo iremos te apresentar como o planejador de rotas, ou mais conhecido como otimizador de rotas, ou ainda como roteirizador, otimiza suas rotas realizando o melhor trajeto de entregas, coletas, serviços ou pontos de deslocamento para sua empresa.

Para isso nós vamos responder as seguintes questões:

• O que é um planejador de rotas?
• Qual a sua importância?
• Quais são as suas características?

O que é um planejador de rotas?

O planejador de rotas, também conhecido como roteirizador, é um sistema composto por um algoritmo que executa diversos cálculos matemáticos para determinar as melhores rotas a serem seguidas levando em consideração as características de cada um dos clientes e cargas como: tempo total de deslocamento, capacidade do veículo, restrições, entre outros, para distribuí-las da forma mais otimizada entre os veículos.

Com isso, um roteirizador planeja o melhor percurso de deslocamento, traçando o caminho mais eficiente para realização de todas as tarefas dentro dos prazos estipulados, da melhor forma possível, buscando sempre economia, através da redução de custos e de otimização de recursos.

Porque utilizar uma plataforma de roteirização?

Ao utilizar um planejador de rotas, os resultados obtidos com a roteirização, além de otimizar as rotas, ajudam a diminuir o uso de recursos utilizados como veículos, combustível, manutenção, funcionários, garantindo uma economia para os negócios e permitindo que a empresa realize uma quantidade maior de serviços e aumente a sua lucratividade.

Imagine que você precisa descobrir qual seria a melhor rota de entregas dentro da sua cidade, tendo disponível 10 veículos, 250 entregas para serem realizadas num período de 8 horas, com horários de chegada pré-determinados pelos clientes, sendo que cada uma dessas entregas possui tempos de descarregamentos distintos.

Como você iria decidir qual a melhor sequência e trajeto a serem realizados? Como você iria otimizar o uso da frota?

As opções de aplicativos de navegação de GPS estariam descartadas, pois elas são focadas na navegação e não na otimização da rota até um ponto final, portanto não possuem tais parâmetros.

Além disso a complexidade deste cálculo é tão grande que se torna humanamente impossível de ser realizada. A única solução é utilizar um planejador de rotas ou também conhecida como otimizador de rotas ou roteirizador, pois com ele você conseguirá roteirizar levando em consideração todas as características ditas acima.

Dessa forma, sem o uso correto de um bom roteirizador, planejar suas rotas manualmente é muito trabalhoso, sua empresa está com certeza perdendo tempo e dinheiro, deixando de lado todo o poder computacional disponível hoje em dia.

Diferença entre rota não otimizada e rota otimizada

E o que diferencia um roteirizador de um aplicativo de navegação?

Um roteirizador é desenvolvido para resolver um tipo de problema na área da otimização combinatória conhecido como VRP, do inglês Vehicle Routing Problem, ou Problema de Roteamento de Veículos, onde o objetivo final de tais cálculos é obter um menor custo possível durante o deslocamento de toda a frota.

Um bom roteirizador leva em consideração diversos fatores para resolver o problema e chegar ao resultado esperado, como:

• Janelas de tempo: entregas / coletas devem ser realizadas em determinado horário do dia ou clientes só recebem em determinados horários;
• Capacidade de veículos: veículos possuem limitações de capacidades como dimensões, peso, cubagem e/ou valores;
• Entregas e coletas: veículos devem realizar apenas entregas ou coletas em suas rotas, ou ainda realizar ambas na mesma rota;
• Múltiplos depósitos: veículos podem iniciar e terminar suas rotas de locais distintos como centros de distribuição, hubs ou bases de operação em locais diferentes;
• Rotas abertas: veículos podem terminar suas rotas em um determinado cliente e nem sempre é necessário o retorno para um depósito;
• Habilidades: entregas / coletas necessitam de algum tipo de veículo específico para ser realizado como, por exemplo, cargas especiais;
• Prioridades: alguns serviços podem ter mais prioridade na roteirização do que outros;
• Horários de pausa: validar horários de almoço, lanches, repousos ou outros.

Como você pôde perceber, o problema de roteamento de veículos é algo extremamente complexo para ser resolvido com papel, caneta, ou uma planilha de Excel®.

E com isso o uso de um bom sistema de planejamento de rotas se torna essencial para você que busca diminuir custos da sua empresa, aumentar a produtividade e ainda otimizar a frota economizando o uso de combustível e na manutenção dos veículos.

Conheça o nosso planejador de rotas e realize uma avaliação grátis com todos os nossos recursos disponíveis e depois nos conte como foi a sua experiência. Estamos aqui para te ajudar.



Comece agora mesmo a gerenciar melhor suas entregas, coletas ou serviços em campo.