Um conceito que promete trazer para o varejo mais agilidade nas entregas e uma melhor experiência para o cliente.
Dark Store: como essa tendência está impactando o varejo
Publicado em
04 de agosto de 2021
Compartilhar
Dark store – ou loja escura – esse é um conceito cada vez mais difundido no varejo, principalmente, quando falamos de compras online.
É fato que vivemos uma nova era do consumo. Os consumidores com expectativas elevadas estão pressionando os varejistas a terem processos mais transparentes e de preferência, com uma comunicação em tempo real e uma experiência positiva.
Os clientes querem respostas rápidas às suas compras e isso significa permitir que eles tenham acesso aos produtos comprados quando, onde e como quiserem – de uma forma cada vez mais ágil. Contudo, oferecer esse tipo de atendimento pode ser difícil com a infraestrutura dos tradicionais centros de distribuição.
Nesse sentido, surge um novo modelo de distribuição – as dark stores – trazendo um novo sentido às estruturas de lojas físicas já existentes.
A seguir, vamos contar mais sobre este conceito e como esta tendência está impactando as operações no varejo.
O que é dark store?
A Dark Store, ou loja escura em português, é um local exclusivo para o armazenamento, separação e envio de produtos comercializados no e-commerce.
O que diferencia esse modelo dos centros de distribuição tradicionais, que possuem grandes áreas e são localizados em zonas mais distantes, a dark store tem um tamanho menor e fica situada nos centros urbanos. Funciona quase igual uma loja, porém, sem atendimento do público.
A dark store geralmente se situa em áreas de maior densidade populacional (centros urbanos), onde já se tem um certo conhecimento sobre os hábitos de consumo dos residentes. O objetivo deste modelo é diminuir a distância entre a mercadoria e o consumidor, permitindo que as entregas aconteçam no mesmo dia (same day delivery) ou no dia seguinte.
Apesar de ser um espaço apenas para armazenamento, a dark store possui um layout semelhante ao de uma loja tradicional, para permitir aos separadores um acesso mais ágil ao produto. Isso proporciona uma montagem de pedido mais rápida para enviar ao cliente ou deixar pronto para a coleta.
As vantagens deste modelo de negócio
A dark store é uma boa opção para reduzir os custos e proporcionar um atendimento mais rápido ao cliente – criando um diferencial competitivo.
Por estar localizada nos centros urbanos, fica mais próxima do consumidor e agiliza as entregas, oferecendo uma experiência de compra aprimorada. O cliente também pode optar pela coleta do produto nesse local (click-and-collect), conseguindo ter o item em mãos até mesmo no dia em que fez a compra.
A agilidade hoje é um grande diferencial para o comprador. Prova disso, foi uma pesquisa realizada pela Global Consumer Insights, aponta que 45% dos brasileiros têm interesse em comprar itens básicos pela internet e 64% afirmam estar dispostos a pagar mais caro no frete por uma entrega mais ágil, de preferência, no mesmo dia.
Além da agilidade na gestão das entregas, confira outros benefícios de ter uma dark store para o varejo.
Mais eficiência operacional
Com uma estrutura mais organizada e a tecnologia de ponta nos estágios de carga, armazenamento e coleta, a tendência é aumentar o número de unidades entregues e, ao mesmo tempo, conduzir uma operação ainda mais eficiente. Além de processar os pedidos com alta velocidade.
Diversidade de produtos
Diferente de uma loja tradicional, a dark store pode variar de tamanho e ter mais opções de itens para venda. Ao contrário da loja física, essa possibilidade poderia ser mais limitada.
Ampliação dos negócios
Caso a empresa possua lojas físicas com pouco movimento e rentabilidade, mas que estão localizadas em pontos estratégicos da cidade, transformá-las em dark stores pode ser uma boa solução para atender novos clientes potenciais.
Dependendo do tamanho da loja, ela pode continuar aberta para o público e possuir uma área específica para atendimento de pedidos originados do e-commerce.
Atender altos volumes de pedidos
Mais um benefício é a capacidade de estoque, esse modelo de loja oferece aos varejistas a capacidade de armazenar, embalar e entregar mercadorias em áreas com grande densidade populacional e alto volume de pedidos. Uma loja comum, talvez, não conseguisse atender por limitações de espaço e volume.
Melhor experiência do cliente
Uma dark store planejada corretamente pode gerar uma maior fidelidade do cliente com a marca, aumentando os lucros e minimizando o abandono de carrinho. Tudo isso, se torna viável com os prazos de entrega curtos e/ou facilidades de comprar online e retirar na loja e comprar online e devolver na loja.
A dark store e o seu impacto no “novo varejo”
A pandemia fez com que o e-commerce ganhasse mais força, ao passo que as lojas físicas tiveram que ser fechadas e muitas ainda estão sem previsão de reabertura. Para readequar o negócio, muitas empresas migraram para o comércio eletrônico e há os que já utilizam as lojas físicas como pontos de distribuição.
Diante deste cenário, o varejo precisou se adaptar à nova tendência do mercado, assim expandiram as dark stores. Porém, ter este modelo de negócio exige uma série de cuidados do varejista.
Para isso, é necessário a atuação e integração de diversos canais de comunicação. Aqui o conceito da logística omnichannel se faz necessário.
Que nada mais é que uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, criando diferentes pontos de contato entre a marca e o cliente. Isso é fundamental para o sucesso de uma dark store.
Com processos integrados é possível gerenciar o estoque de forma eficaz, para oferecer ao consumidor informações precisas, seja no momento de compra ou entrega do produto. Um varejo que integra seus canais de vendas, consegue trabalhar com soluções completas para reduzir problemas durante o processo logístico e, consequentemente, oferecer uma melhor experiência de compra.
Assim, pode-se dizer que as dark stores certamente farão parte do futuro do varejo. Mas para que deem certo, é preciso ter uma estratégia e automatizar sempre que possível.
A Vuupt, por exemplo, é uma plataforma de roteirização e de gestão de entregas focada na otimização da última milha. Com o nosso sistema é possível planejar rotas, executar e analisar todo o processo de entregas, coletas ou prestação de serviços em tempo real. E o melhor, com alto nível de tecnologia, praticidade e baixo custo.
O nosso software permite com que sejam enviadas notificações da sua entrega para os clientes, mostrando mais transparência do seu processo. Além disso, é possível acompanhar em tempo real o deslocamento dos motoristas, oferecendo um maior controle da sua operação logística.
Quer conhecer mais sobre o nosso sistema? Fale agora com um dos nossos especialistas.
Compartilhar