O controle de entregas otimiza o tempo e recursos na operação logística de entregas e coletas da última milha.
Controle de entregas: como ele pode otimizar o tempo na transportadora
Publicado em
27 de novembro de 2020
Compartilhar
Um sistema para controle de entregas utiliza a tecnologia para melhorar a logística e otimizar os processos de uma transportadora.
Com ele, é possível realizar planejamentos com maior rapidez e eficiência, além do acompanhamento em tempo real das entregas.
No cenário atual, com a competitividade do mercado e a crescente popularização do comércio eletrônico, transportadoras que contam com uma tecnologia de controle possuem vantagem em relação aos concorrentes.
Entretanto, algumas pessoas podem não entender como essas soluções modernas se aplicam em seu negócio.
Por isso, se você quer saber como otimizar o controle de entregas da sua transportadora, a Vuupt preparou este conteúdo justamente para te ajudar na implantação deste projeto.
O que é a gestão de entregas?
A gestão de entregas é feita por meio de um software que usa a tecnologia com intuito de proporcionar uma série de facilidades para as operações diárias.
Dessa forma, torna- se viável acompanhar as etapas do processo de entregas e coletas, desde quando o motorista saiu da empresa até o cliente final.
Com isto, é possível empregar maior produtividade, otimização de tempo e controle sobre todo o percurso até o destino final da encomenda.
Na plataforma da Vuupt, por exemplo, o operador logístico acompanha toda operação em tempo real, por meio de gráficos e mapas. Além disso, os motoristas podem utilizar um aplicativo exclusivo, assim eles têm acesso às rotas criadas e poderão informar em tempo real, o seu deslocamento e até quando uma entrega for concluída.
Controle de entregas e o acompanhamento em tempo real
O principal benefício desse sistema é o acompanhamento em tempo real das entregas e coletas.
Antigamente, o rastreamento detalhado somente acontecia quando a entrega passava pelas centrais de distribuição, por exemplo. Hoje, esse processo ocorre de maneira instantânea, trazendo visibilidade e transparência para todos os envolvidos.
Utilizando recursos tecnológicos como as plataformas integradas, a transportadora terá acesso às remessas e a produtos específicos, sendo capaz de lidar com quaisquer imprevistos e adaptar a roteirização imediatamente.
Ou seja, além de estabelecer o itinerário completo, é possível calcular diferentes etapas como:
- Acompanhamento do tempo de cada entrega;
- Quantas encomendas já foram entregues;
- Distribuição de tarefas;
- Controle da jornada externa;
Com essas informações, a empresa poderá informar todos os detalhes para o cliente ou fornecedor, que, muitas vezes, aguarda pelo rastreamento de sua entrega.
Além disso, gera relatórios para uma análise estratégica da operação, ajudando a identificar problemas e possíveis melhorias.
Benefícios de um controle de entregas eficiente
Comprovando que o controle de entregas é uma das implantações tecnológicas mais importantes para um negócio, listamos alguns dos motivos do porque uma empresa deve levar em consideração esse tipo de solução.
Otimização do roteiro de entregas
Com uma gestão de entregas, a empresa tem acesso a informações detalhadas sobre diversos pontos relevantes do negócio, como:
- A remessa e o percurso da frota;
- Quantas paradas o veículo realizou;
- Comunicação direta com entregadores;
- Comprovantes de entrega digitais (fotos, assinaturas, QR code, etc);
- Eventuais contratempos no itinerário.
Esses dados, inclusive, são essenciais para que a transportadora seja capaz de otimizar seu serviço.
Por exemplo, um caminhão chega no local para descarregar, mas leva 1h30 a mais do tempo determinado para sua rota. Assim, o operador da roteirização vai identificar esse atraso sinalizado pelo motorista, recalculando uma nova rota para ele.
Além disso, na próxima remessa, a distribuidora será capaz de propor um ajuste no tempo de parada com os indicadores gerados. Com isso, o tempo de entrega será otimizado, o cliente receberá a encomenda mais rápido, e ficará mais satisfeito com o serviço. Toda a cadeia de produção será impactada.
Melhora na comunicação entre a transportadora, o transporte e cliente
Uma das principais características da gestão de entregas é a integralização dos processos da transportadora com a tecnologia.
Enquanto a empresa tem acesso a informações detalhadas sobre a transferência, o motorista também pode se comunicar com a central. Desta maneira, a possibilidade de informar possíveis problemas na estrada, ou engarrafamentos que atrasarão a previsão inicial, são muito mais fáceis.
Afinal, o motorista poderá relatar contratempos, paradas imprevistas ou pedir orientações para a transportadora.
Com uma melhora na comunicação, torna-se possível otimizar o tempo de cada processo e entrega, como o acompanhamento em tempo real. Por outro lado, o controle de entregas melhora, igualmente, a comunicação entre transportadora e clientes.
Um sistema tecnológico permite que o cliente receba alertas sobre sua entrega, e faça o rastreamento imediato de seu pedido, já que a transparência e o comprometimento que a empresa assume são essenciais para garantir a satisfação e retenção dos clientes no longo prazo.
Vale a pena adotar um controle de entregas na transportadora?
Em um cenário onde agilidade e mobilidade são essenciais, empresas de distribuição precisam contar com soluções práticas e eficientes, para otimizar o tempo e seu serviço.
Através da gestão de entregas, a tecnologia ajuda essas empresas a se organizarem melhor, aperfeiçoar a logística e fortalecer sua produtividade. Por isso, é indicado adotar plataformas que integrem todas as etapas do processo, desde o envio até a finalização da entrega.
Diversas informações e detalhes extras podem ser acessados a partir do controle de entregas, que permite a evolução de toda a sequência de distribuição.
Assim, não apenas a logística pode ser melhorada, mas também o transporte, as rotas, a comunicação geral, e, por fim, a satisfação do cliente.
Quer entender melhor como otimizar o controle de entregas do seu negócio? Fale agora com um dos nossos especialistas.
Compartilhar