Sua função é definir as rotas com melhor aproveitamento no transporte de cargas.
Analista de roteirização: saiba mais sobre essa profissão
Publicado em
13 de julho de 2021
Compartilhar
O analista de roteirização ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho, com a expansão da logística e a busca por melhorias na operação, essa profissão se faz ainda mais necessária.
Basicamente, a roteirização é o processo de definição de trajetos (rotas) para que as entregas ou coletas sejam realizadas e os serviços prestados. A finalidade de um sistema de roteirização é planejar rotas para que aconteça um deslocamento mais eficiente, com um tempo menor e visando a redução de custos operacionais logísticos.
Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo de roteirização, vamos descobrir a importância do analista de roteirização nesse processo.
Sobre a profissão: o que faz o analista de roteirização?
O analista de roteirização é o profissional responsável por acompanhar os processos relativos ao planejamento de rotas de entregas ou coletas de produtos e/ou serviços. Ele desenvolve roteiros inteligentes e otimizados, para que haja um maior aproveitamento possível da operação logística.
Planejar as rotas vai além de traçar de um ponto a outro, esse profissional precisa considerar outras variáveis como: quantidade de cargas, locais de parada, prazo, distribuição entre a frota, tipos de carga, entre outros.
Como é o dia a dia do profissional?
É mais comum a atuação desse profissional no setor logístico, podendo também ser chamado assistente/analista de frota e assistente/analista de transportes. Seu trabalho consiste basicamente no acompanhamento das cargas transportadas e no melhor cálculo de rota para que a mercadoria seja transportada de forma mais eficiente com o menor custo, tempo e mais segurança.
No dia a dia, esse profissional pode executar o seu trabalho de forma manual. Mas, atualmente, existem muitas ferramentas tecnológicas que auxiliam no planejamento de rotas, tornando o processo mais ágil e prático.
Independente do instrumento de construção dessas rotas, esse profissional é responsável também por acompanhar a execução do trajeto e ficar atento para lidar quando houver imprevistos ou mudanças na rota.
Quais os mercados de atuação e a média salarial?
Como mencionado, o setor mais comum é o de logística. Porém, o mercado de entregas tem se expandido bastante e outros mercados estão contratando profissionais para cuidarem das rotas de entrega.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio de uma pessoa que desempenha essas atividades é de R$ 2.400,42. Lembrando que esse salário pode variar de acordo com as regiões e também a finalidade de contratação.
Como se tornar um profissional roteirizador?
O analista de roteirização pode entrar no mercado de trabalho com mais facilidade se ingressar em alguma carreira da área de logística. Conhecimentos na área podem ser requeridos e formação em Logística (graduação tecnológica ou ensino médio técnico) podem ser diferenciais.
Outra possibilidade são as formações em Administração (de nível superior técnico ou médio técnico). As vagas de roteirizador, ou assistente/analista de frota e transportes são encontradas com mais facilidade em empresas com atividades logísticas.
Quer saber mais sobre roteirização? Clique aqui e confira o nosso conteúdo sobre o tema.
Compartilhar