O rastreamento é a coleta de dados da localização de uma frota e o acompanhamento do trajeto realizado.
Rastreamento de veículos: entenda sua importância na gestão de entregas
Publicado em
14 de março de 2023
Compartilhar
O rastreamento de veículos vem se reforçando como uma tendência que veio para ficar, não somente pelo fato de obter a localização do veículo e gerar uma maior segurança, mas também, por identificar o que está acontecendo nas operações de campo, monitorar os itinerários, ver o modo de condução dos motoristas e ainda obter diversos dados sobre a operação logística.
Sendo assim, preparamos este artigo para apresentar o potencial, geralmente não explorado do rastreamento veicular. E como ele pode auxiliar no aumento de produtividade e redução de custos na sua empresa. Continue a leitura!
Como funciona o rastreamento de veículos?
O rastreamento é a coleta de dados da localização de uma frota e o acompanhamento do trajeto realizado em um sistema digital. Para isso, a maioria dos rastreadores utilizam a tecnologia GPS.
Os GPSs (ou “sistemas de posicionamento global”, em português) são aparelhos que se comunicam com uma rede de 24 satélites que orbitam o planeta Terra. Esses satélites emitem sinais para os receptores (os GPSs), que respondem com as coordenadas geográficas do veículo (latitude e longitude). Assim, é possível calcular com precisão de metros, a localização do veículo.
Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para o monitoramento, que visam além da segurança. Conheça os três tipos de rastreamento mais comuns do mercado:
Rastreamento Via Rádio
- Mais barato;
- Cobertura limitada a regiões específicas;
- Posicionamento limitado (Conforme disponibilidade de antenas).
Rastreamento Via Satélite (GPS)
- Dois tipos distintos: estacionário e orbital;
- Mais caro;
- Cobertura em qualquer ponto;
- Posicionamento limitado (A cada 2 minutos).
Rastreamento Via rede de Telefonia Celular
- Cobertura abrangente em regiões urbanas e principais rodovias;
- Melhor relação custo-benefício;
- Posicionamento constante (Ideal para operações logísticas).
Dessa forma, tanto o posicionamento quanto a comunicação tendem a ser muito parecidos em todos os sistemas de rastreamento. O verdadeiro diferencial entre as soluções de rastreamento é o software, é ele quem trata as informações e faz todo o controle dos veículos e suas operações.
Por isso, investir em um sistema de rastreamento veicular é a melhor solução para garantir segurança, confiabilidade e planejamento das operações, seja para um único veículo ou para uma frota maior.
Vantagens de utilizar um rastreamento de veículos na sua operação logística
Quando falamos em rastreamento, sem dúvidas, o fato de ter com precisão a localização dos veículos auxilia em diversas frentes da operação logística. Confira alguns benefícios que vão além da segurança da carga e veículo.
Planejamento das rotas
Um sistema de rastreamento de veículos ajuda no momento de planejar as rotas, pois informa sobre o trajeto mais acessível. Também servem para programar paradas estratégicas para o abastecimento, acoplar entregas por proximidade e avisar sobre o tempo de descanso do motorista.
Além disso, rotas bem planejadas resultam em economia de tempo, em entregas e serviços prestados com mais rapidez e um atendimento mais satisfatório para o cliente.
Além disso, a possibilidade de realizar o controle de horas trabalhadas de cada motorista é fundamental para evitar jornadas longas e a incidência de horas extras.
Redução dos custos
As diversas informações que um rastreador fornece permitem planejar melhor todo o processo e identificar gastos desnecessários, como desperdícios de combustível, desvio de rota e uso irresponsável do veículo que podem gerar custos extras na oficina.
Essas informações também ajudam a programar as manutenções e revisões da frota, evitando despesas que não estavam previstas e cumprindo atentamente o orçamento estipulado.
Localização dos veículos e motoristas
Rastreadores informam a localização do veículo em tempo real. São extremamente úteis caso aconteça algum imprevisto, como roubo ou tentativa de sequestro.
Alguns rastreadores permitem até intervenções remotas, como bloqueio da bomba de combustível se alguma movimentação estranha for detectada, como um desvio de rota inesperado ou uma parada longa sem nenhuma razão aparente.
Mais algumas vantagens de saber a localização do veículo:
- Informar aos clientes o que está acontecendo e onde estão os motoristas que estão prestando o serviço;
- Economizar tempo e dinheiro com ligações para os entregadores a fim de coletar informações de localização;
- Saber quem é o motorista mais perto quando acontece alguma emergência ou mudança na operação;
- Melhorar a comunicação interna e com todas as partes envolvidas na operação;
- Configurar alertas no sistema para receber notificações quando o veículo estiver chegando ou deixando um local específico.
Aumente a confiança no seu serviço
Muitas seguradoras exigem o rastreamento de cargas para acionar a cobertura do transporte logístico. E, para as empresas, isso resulta em maior confiança e chances de fechar novos negócios, além da redução de riscos.
Como escolher o rastreador de veículos ideal?
Depois de conhecer as principais tecnologias de rastreamento veicular, tenha em mente que a opção ideal a ser escolhida é aquela que melhor se adequa às necessidades de sua empresa. Para isso, analise as peculiaridades de cada modelo e as compare com sua operação logística.
Se os veículos circulam por trajetos maiores, em estradas fora do perímetro urbano, por exemplo, o mais indicado seria optar por um sistema de rastreamento via GPS, que utiliza satélites e garante uma maior área de cobertura.
Além disso, o rastreamento também proporciona uma boa base de dados para a gestão logística. Com essas informações, fica mais fácil tomar decisões e realizar ajustes para aumentar a eficiência e qualidade do transporte de cargas.
Para que a ferramenta facilite os processos de gestão, alguns itens podem ser bem interessantes para o seu negócio, como:
- Monitoramento;
- Controle do consumo de combustível;
- Contagem do número de paradas;
- Acompanhamento das rotas percorridas;
- Relatórios de paradas;
- Relatório da velocidade.
Esses dados ficam disponíveis por meio de relatórios ou dashboard, facilitando a análise e contribuindo para a criação de ações mais estratégicas.
Vuupt: tecnologia em rastreamento de veículos
Agora que você já sabe como funciona o sistema de rastreamento veicular e conhece suas principais vantagens, o que acha de utilizar essa tecnologia de monitoramento para garantir a segurança no serviço de transporte e melhorar os seus resultados?
A Vuupt é uma plataforma que utiliza a combinação de inteligência de geolocalização e rastreamento para otimizar os processos da operação logística. Mas quais os benefícios disso na prática?
Além de acompanhar todo o processo de deslocamento da carga em tempo real, você irá obter esses benefícios:
- Planejamento de rotas e distribuição da carga entre os veículos;
- Possibilita a redução de custos e a automação de processos;
- Previsão de atendimento;
- Comprovante de entrega digitalizados;
- Controle da jornada dos motoristas;
- Geração de relatórios sobre a performance das entregas e/ou coletas.
A Vuupt ainda disponibiliza um aplicativo, onde o motorista pode acompanhar todas as suas rotas de entregas, emitir alertas e registrar ocorrências, acompanhamento por checklists, chat em tempo real e muito mais!
Clique aqui e conheça a plataforma que irá revolucionar a sua gestão de entregas e coletas.
Compartilhar