06 livros para aprender mais sobre mercado de logística

06 livros para aprender mais sobre mercado de logística

Confira a lista com 6 livros de logística e descubra quais você não pode deixar de ler sobre o assunto!

Na sua opinião, o que é logística? Uma pergunta tão ampla que dá margem para todos os tipos de respostas. Das mais curtas às mais rebuscadas. 

Mas as resposta vão muito além da definição do conceito – e é por isso que milhares de estudiosos e profissionais dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens, e apontar para as tendências que ditarão o futuro. 

Dessa forma, seja um profissional da área de logística querendo se atualizar, um estudante em busca de conhecimento ou mesmo um empreendedor querendo saber um pouco mais sobre este mercado, os livros de logística são fundamentais para várias pessoas. 

Mas, em meio a tantos títulos, por onde começar? Ou ainda quais seriam aquelas obras obrigatórias?

A pergunta é difícil e sempre haverá opiniões diferentes. Mas tentamos dar a nossa contribuição e listamos 6 livros de logística de todos os tempos.

Portanto, se você pretende colocar a leitura em dia, se manter atualizado, ou mesmo iniciar seus estudos na área, não pode deixar de conferir a nossa lista.

1 – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial

06 livros de logística

Autor: Ronald H. Ballou

O autor é considerado uma das maiores referências da área, o livro é quase uma leitura obrigatório para quem atua no segmento. 

A obra apresenta da teoria à prática da logística empresarial, ainda contempla ferramentas para aplicar nos processos operacionais. Dentre os temas abordados, você vai entender mais sobre estratégia de estoque, previsão de demanda, organização da cadeia de suprimentos, objetivo do serviço de clientes, dentre outros. 

Sem dúvidas, essa é um material de apoio que não pode faltar na sua estante. 

2 – A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon

livro de logistica ecommerce

Autor: Brad Stone

Na era digital entender como as relações mercadológicos acontecem na internet é essencial para todo profissional logística. O livro conta a história de Jeff Bezos, fundador e executivo de um dos maiores e-commerces da atualidade, a Amazon.  

Com grandes lições de logística, a obra retrata a realidade do competitivo varejo e as estratégias desenvolvidas por Bezos, para investir no comércio online e destacar sua startup em uma época que este tipo de compra, era ainda pouco difundido. 

3 – 350 dicas para gerenciar seu armazém: almoxarifado, depósito, centro de distribuição.

Autor: Ken Ackermam

O próprio nome do livro já diz sobre o seu conteúdo, são várias dicas reunidas de diferentes modalidades da operação logística. É uma leitura fácil de fazer e irá trazer diversos insights para ser aplicado no dia a dia. 

 

 

 

4 – Logística Lean em Centros de Distribuição 

dicas de livro de logística

Autor: Alexandre Cardoso

O livro conta a história de uma empresa fictícia que está prestes a perder o seu maior cliente por conta de falhas e atrasos nas entregas. 

Assim, o autor traz soluções para sair dessa situação. Mostrando a transformação lean por completo: passando pela separação dos pedidos, entregas e abastecimento. 

 

 

 

5 – Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade 

dicas logistica reversa

Autor: Paulo Roberto Leite 

Considerado uma referência do tema no Brasil, o autor explica os fundamentos da logística reversa, apresenta diversos dados da área e exemplos sobre o mercado. 

O livro é interessante por apresentar toda a cadeia da logística reversa, desde canais de distribuição, fatores que influenciam na implantação e até impacto do fator tecnológico. 

 

 

6 – Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

logistica cadeia de abastecimento

Autor: Paulo Roberto Bertaglia

O livro é uma leitura atual e bastante versátil, repleto de cases do mercado e aplicáveis a qualquer modelo de negócio. Entre as empresas estão exemplos como: Volkswagen, Dell, Fedex, Nivea, Harley Davidson e outros players do mercado que fazem da logística uma de suas estratégias de crescimento. 

A obra apresenta a metodologia e evolução da Supply Chain, abordando conceitos sobre tempo de entrega, redução de custos, carga tributária, giro de mercadorias e análises importantes do processo.

O que achou da lista? Algum marcou a sua carreira? Tem algum livro que você gostaria de ver aqui, mas que ficou fora da lista? Deixe seu comentário e dê sua opinião. 



Comece agora mesmo a gerenciar melhor suas entregas, coletas ou serviços em campo.